Vinopoly

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Social-commerce: agora pode comprar vinho no Facebook!

Este foi o ano do Facebook: fique negando e vai apanhar com dois “curtir” na cabeça. A ponta desgastada de seus dedos indica que fez do social network um uso criminógeno para: 1) fazer amizade; 2) flertar que nem coelhos; 3) compartilhar piadinhas; 4) saber de tudo sobre vinho; 5) informar a todos que você vende vinho.
Agora que o Zuckemberg te reduziu à uma linha, está pronto para a opção 6) comprar o vinho.
Há alguns dias está disponível o primeiro comércio eletrônico de vinho no Facebook: é executado pelo site americano Winetasting.com e não é preciso fazer log-out para comprar. A transação (escolha dos vinhos,  pedido e pagamento) acontece inteiramente dentro da página de Facebook. E ainda clicando em "curtir" ganhe 10% de desconto nas compras.
Bem, terminada a maravilha inicial de 5 minutos, feche novamente sua mandíbula e dê uma polida ao seu cartão de crédito, pois em breve compraremos todos desta forma. E se você produz ou vende vinho, esquece suas horas vagas: sua missão possível é descobrir como se faz e botar para funcionar.
Não durma, faltam poucas horas para o futuro.


P.S. A primeira loja eletrônica de vinho no Facebook foi na verdade a brasileira wine.com.br, mas com umas pequenas diferenças (veja o comentário da responsável da empresa abaixo).

4 comentários:

  1. Prezado Mario,

    O primeirocomercio de vinho pelo facebook foi da wine.com (a loja on-line brasileira). Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro,
    Agradeço pela informação, mas não é exatamente a mesma coisa. Talvez eu esteja enganado, mas pelo que eu vi, clicando na Wine.com.br no Facebook, o usuário vai ser encaminhado para o site oficial (praticamente é um link) onde é preciso fazer novo login no outro cadastro para comprar. Já na Winetasting acontece tudo dentro da própria página do Facebook com usuário e senha usada na mesma rede social, sem precisar efetuar outro cadastro...
    Obrigado, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezados, tudo bem?

    Sou Diana, responsável pela comunicação em Mídias Sociais da Wine.com.br.

    Mario, a loja de f-commerce da Wine é a primeira no mundo no segmento de vinhos, sim, como informa esta matéria do El Clarín: http://vinho.me/xoOycM

    O que acontece é que a nossa loja no Facebook funciona como um aplicativo externo à página, da mesma forma como os jogos funcionam.

    A compra é realizada inteiramente no Facebook, a nossa plataforma foi adaptada à rede.

    Mas optamos pelo cadastro do cliente ser o mesmo do site Wine.com.br, e não do Facebook. Uma das principais razões para isso é a questão da segurança: como há histórico de invasão de contas e propagação de vírus no Facebook, preferimos manter os dados privados do cliente sob nossa responsabilidade e não disponíveis para a rede e para qualquer outra pessoa que possa ter acesso ao seu perfil.

    Qualquer dúvida, estou à disposição, será um prazer conversar com vocês. :)

    Grande abraço e um ótimo 2012!
    Diana Pádua
    social@wine.com.br

    ResponderExcluir
  4. Prezada Diana,
    Muito obrigado pelo esclarecimento!
    Então de acordo com o que eu vi, existem sim umas pequenas diferenças entre a wine.com.br e a winetasting.com, de qualquer forma vocês estão de parabéns pela projeção em direção ao futuro!
    Já adicionei uma devida nota à matéria acima.
    Um abraço e mais sucessos para o novo ano!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...