Vinopoly

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolso Esperto de primeira!

Este vinho foi trazido pelo amigo Alexandre em ocasião do nosso último “Encontro Harmonizado” e surpreendeu todo mundo, dando um banho em vinhos que custavam o dobro (se lembra do que eu sempre digo? Preço não é sinônimo de qualidade).

Anotem o nome: Quinta do Ventozelo - Douro D.O.C. Tinto

A Quinta é uma das mais antigas do Douro e produz, previsivelmente, também Vinho do Porto. Este Douro DOC é um corte de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz com passagem em madeira de 6 meses.
Impressionante: é a primeira palavra que vem à mente, sobretudo considerando o preço. Degustamos um de safra 2004 e, apesar da casa sugerir o consumo entre 5 anos, estava ainda muito bom, começando apenas a mostrar umas leves notas de evolução na cor (também deixou bastante borra no final). Mas no nariz e no paladar continuava firme e forte. Aromas sedutores de fruta em compota, cerejas com notas de tâmara e fruta seca em geral. Na boca bastante volume, textura muito sedosa, taninos doces e um final agradável, de médio comprimento.

Se tivesse que achar um defeito seria o mesmo que encontro em quase todos os vinhos do Douro, ou seja, a super-extração e concentração que já se tornou marco da região. Esta densidade, que para muitos é uma nota positiva, pra mim, junto com a acidez abaixo do desejado, torna o vinho um pouco enjoativo ao longo de uma garrafa.
Mas, sinceramente, pelo preço de R$39,00 não posso reclamar e tenho certeza que colocado às cegas, ganharia de muitos rótulos bem mais famosos.

Voto gringo: 7 ½

Vinho: Douro D.O.C. Tinto
Safra: 2004
Produtor: Quinta do Ventozelo
País: Portugal
Região: Douro
Uvas: Touriga Naciona, Touriga Franca e Tinta Roriz
Teor Alcoólico: 13%
Importadora: Barrinhas
Custo médio: R$ 39,00
Notas: 93 Wine & Spirits; 88 Wine Spectator 

4 comentários:

  1. Experimente um vinho Portuga importado pela vinho sul no Brasil chamado Vale da Mina Tinto Reserva...o legítimo Best Buy !!!

    ResponderExcluir
  2. Fabio,
    Não conheço (ainda) o vinho por você citado. Vou procurar.
    Obrigado pela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mario e Fabio; degustei o vinho Quinta Do Farfão, 2003 a umas semanas, custou-me 38,90. É um vinho natural, com bom corpo e uma acidez que, acredito, agradará vc Mario. Na realidade é um vinho fantástico, virei fã. Uma pequenina vinícola do douro. O link na Winwtag é http://www.winetag.com.br/vinhos/vinho.cfm?vinho=22757-quinta-do-farfao-2003 Se achar, só conheço um lugar no rio que está vendendo, recomendo. É NATURAL.

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Muito obrigado pela sua dica. Vou procurar também.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...