Vinopoly

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como se faz uma barrica

O vinho barricado, não é um vinho “defendido por barricadas”. Vou explicar brevemente e em termos fáceis: é um vinho que matura algum período em barris (ou pipas) de carvalho de capacidade entre 228 e 350 litros, chamadas “barricas” (do francês “barrique”). Durante este período de maturação, dito “afinamento” o vinho oxigena lentamente e fica mais macio, perdendo um pouco daquela tanicidade e aspereza que seca o palato. Por outro lado ele recebe da madeira novos taninos e aromas claramente percebíveis no bouquet (baunilha, mentolado, etc), que variam em função da tostadura e do tempo de vida da própria barrica e do tempo de estágio, of course. 
A madeira mais usada é o carvalho francês, seguido do americano, esloveno e pouco mais.
É bom ressaltar que nem todos os vinhos são indicados para estagiar em barricas e nem sempre a barrica é usada na melhor das maneiras. Um caso típico? O vinho que está bebendo lembra mais o mobiliário da tia Chiquinha que vinhedos nas colinas.
Último detalhe importante: a barrica não é eterna, deve ser usada até um par de vezes. Pessoalmente prefiro vinhos em barricas de segundo uso (ou em tonéis grandes, mas esta é outra história), justamente para a madeira não ficar tão “agressiva”, mas depois do terceiro uso todas as barricas deveriam ser convertidas em confortáveis ​​poltronas ou em elegantes pisos de madeira.
Agora confira como se constrói uma barrica. Enjoy the video. 



2 comentários:

  1. Boa tarde Mario,

    Como sempre mais um post fantástico, muito informativo de uma linguagem bem desconplicada.
    Você recomenda algum material onde posso me aprofundar sobre barricas de carvalho.

    Dimas

    ResponderExcluir
  2. Dimas, sempre gentil demais com seus comentários.
    Agora, sinceramente, não saberia indicar um material especifico sobre o assunto, pois fiz os meus "estudos" na Itália faz tempo...De qualquer forma, hoje em dia nada que o São Google não ajude...rsrs :-)
    Obrigado pela visita!
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...