Vinopoly

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A hora da verdade: bati o vinho no liquidificador e...

Como prometido me fiz de cobaia pelo "bem da ciencia" (ehehe) e dos meus leitores, para verificar a eficácia da decantação de vinho batido no liquidificador (quem perdeu o capitulo anterior, please clique aqui).

Obviamente não tive coragem de provar um vinho particularmente bom ou caro, mas pra fazer um pouco mais bonito quis envolver nessa o meu País também e  escolhi um DOCG (denominação de origem controlada e garantida), pela precisão um Morellino di Scansano, Le Mandorlae Baroncini 2010.
Vinho toscano, o Morellino mostra a outra face da casta Sangiovese (que na denominação pode levar também 15% de outras uvas locais como Ciliegiolo e Canaiolo, entre outras), é geralmente é um vinho “sério”, um pouco austero, bastante seco e com taninos um tanto rústicos. Este exemplar jovem, da safra 2010, me pareceu perfeito para a experiência.

Então vamos ao teste (fotos no final do post).
Servi e provei uma taça logo depois de aberto e derramei metade da garrafa no liquidificador. Bati por cerca de 30 segundos em velocidade máxima. Uma vez terminado, o liquido tinha mais cara de shake, pela grande quantidade de espuma, que por sinal, desapareceu em poucos segundos. Servi uma segunda taça e analisei o resultado.
Primeiramente, como esperava, a cor ficou inalterada. Mas a coisa mais interessante é que o vinho realmente melhorou! Com um porém. Os aromas ficaram definitivamente mais abertos e agradável e o paladar mais redondo e macio. Isto no começo. Mas ao longo do consumo (acompanhando o jantar), não sei se e como isto é possível, o álcool andou se manifestando mais. Não chegou a estragar o vinho, nem a incomodar, mas a diferença com o primeiro gole ficou notável e mais ainda acentuada se comparado com a taça de vinho não batido, que, mesmo menos exuberante e perfumado, continuava equilibrado.
Pelo que posso deduzir, mas peço a ajuda de vocês, pequenos winemakers, consequentemente à super-decantação o vinho melhorou muito rapidamente, mas pelo mesmo principio deve ter rapidamente decaído.

Enfim, na base da minha experiência daria um empate técnico. Talvez com outros vinhos e/ou tempos de batimento diferente os resultados poderiam ser diferentes (pra melhor ou pra pior).
E ai quem vai ser o próximo a provar? Aguardo seus reports e serei feliz de compartilhar a experiência de vocês com os outros, publicando no blog os novos relatórios.


18 comentários:

  1. kkkkkkk... Vc é genial, mesmo! Adorei o post... Tinha comentado no outro que jamais teria coragem de fazer isso, mas lendo isto agora, preciso confessar que fiquei instigada a fazer o teste! Falta-me um pouco de coragem, é verdade... Mas acho que vou amadurecer a ideia e tentar!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Mário, pode ser preconceito, como você diz - mas o fato é que o processo me choca um pouco ... Uma coisa é expandir a superfície do vinho em contato com o oxigênio, outra bem diferente é submeter o coitadinho a esse sacolejo violento do liquidificador ... Não sei, não, mas acho que vou guardar meu liquidificador para os milk-shakes, e botar minhas garrafinhas de vinho no velho e bom decanter, mesmo ...

    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Hahaha... é cada uma...

    Um dia tentarei, tenho que tomar coragem...

    ResponderExcluir
  4. Amigos, deixem de frescuras! Isso é nada comparado com que as próprias vinícolas fazem com o que achamos ser vinho...esperem o próximo post...

    ResponderExcluir
  5. Mario,

    Sua escolha foi ótima! Pareceu um vinho ideal para testar. Interessante que o alcóol se manifestou mais depois.

    Parece que isso é um 'shortcut' para fazer vinhos jovens em estado parecido mais envelhecidos com mais suaves taninos. Será que hiperventilar tirar algo nos taninos que contrabalança o álcool?


    Abraços
    Ulf

    ResponderExcluir
  6. Mário,
    só pra variar, este post tá demais.
    Se você me permitir o plágio, pretendo fazer a mesma experiência e postar no meu blog.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Ulf,
    A sua interpretação faz muito sentido, só você mesmo poderia ter achado uma explicação plausível! Muito obrigado por acrescentar sempre com o seu conhecimento e inteligência.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Leigo Vinho,
    Não somente permito, mas incentivo a sua experiência! Estamos aqui para trocarmos opiniões e aprender mais um do outro, ninguém é professor e ninguém aluno. Todos interligados pela mesma paixão enófila.
    Grande abraço e aguardo o seu resultado!

    ResponderExcluir
  9. Caro Mário, muito legal o seu post...vou ver o que da aqui em casa e depois te falo!!!

    Abs e saúde

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Silvestre,
    A opinião de um "mestre" como você é mais que bem vinda!
    Fico no aguardo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Mario, entrei pela primeira vez no seu blog, não sou assíduo em blogs, embora creia com convicção que me seria enriquecedor!! Mas esta experiência me chamou a atenção de modo incontrolável!! Parabéns pela iniciativa, por este "espírito livre" que é o que move mais rápido as engrenagens de quaisquer níveis de conhecimento humano!! Abraço, André Logaldi

    ResponderExcluir
  12. André,
    Muito obrigado! Fico feliz que gostou desta experiência, que inclusive reflete exatamente o espirito do blog, com uma abordagem descontraída, divertida e sem preconceitos. Tendo sido criado tomando vinho desde pequeno, não entendo a austeridade e frescura que envolve este mundo. Temos que ter respeito sim, mas sem ter medo de tratar o vinho para aquilo que é, o seja, uma bebida.
    Obrigado pela leitura e pelo seu comentário.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Mário,
    fiz a experiência e postei.
    Dê uma olhada:
    http://leigovinho.blogspot.com/2011/11/decantando-com-o-liquidificador.html

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Meu paladar não é muito apurado, contudo, fiz o teste com duas taças de um vinho francês recém adquirido na minha última viagem. Segui a orientação dos especialistas e utilizei um vinho de 2007.

    Bom, tanto eu quanto minha mãe reconhecemos uma diferença significativa no sabor. A primeira é quase a eliminação daquele gosto de madeira seca (ou algo parecido com isso), o que abriu especa para o gosto da uva. A segunda é uma redução do gosto do álcool, fato incrivelmente percebível pelo cheiro e pelo paladar. Para mim, o resultado foi ótimo, principalmente porque reduziu um pouco o gosto do álcool, algo que para mim deve ser bastante moderado em uma bebida.

    De um modo geral, achei o resultado equilibrado e bem satisfatório.

    Continuarei fazendo testes, talvez agora no método tradicional, para fazer comparações.

    ResponderExcluir
  15. Fiz o teste aprovei...rsrs melhora 50% o vinho 🍷.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz em ver que não sou o único "maluco" rsrs
      Obrigado por ler, testar e compartilhar conosco.
      Abraço

      Excluir
  16. Estava passeando pelos antigos blogues e encontrei-me com este belo exemplo de artigo bem elaborado. Procuro experimentar com meu Pinot Grigio 2015
    .
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...