Vinopoly

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A faixa de Gaza do vinho

Israel e Palestina. Eles precisam de um acordo, um meio termo significante que agrade as duas partes, não é? 
Então vamos fazer um paralelo com a guerra entre as posições opostas do mundo do vinho.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O grande teste do Mondovinho: descubra quanto você é enochato

Os enochatos são...chatos, justamente. Tornam tudo mais pesado, mais ainda no mundo do vinho que é já chato em si. Mais que aceitar um convite para um jantar com um deles, prefiro ir sozinho ao McDonald’s, me destruindo com Coca-Cola e hambúrguer. Para me defender de suas garras, com o tempo, desenvolvi um pequeno teste anti-enochato. Sugiro que o faça, caro leitor, e se você se reconhecer em pelo menos 5 pontos, ganhará a admiração da comunidade. Por favor, não agradeça.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vinho alonga a vida. Aliás, não.

Mais uma desmentida. Vocês tinham lido que vinho tinto faz bem ao coração e a circulação; que protege o cérebro de acidentes vasculares; que previne o Mal de Alzheimer; que alonga a vida e ajuda a se manter jovens; tinham lido sobre mais dezenas de efeitos milagrosos do resveratrol (composto encontrado nas cascas e sementes das uvas tintas).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Toscana americanizada (e um Brunello gay)

Recentemente participei de uma degustação da renomada vinícola italiana Castello Banfi.
Prefácio: falar desta empresa para os italianos entendidos de vinho é que nem falar de Maradona pro Pelé...Acontece que a vinícola é fundada e gerenciada por americanos, que deram outra cara aos vinhos da Toscana. Se por um lado eles têm o mérito de ter dado fama aos vinhos da região, sendo os primeiros a produzir vinhos com uma cara mais “internacional” (para não dizer “novomundista”), os tradicionalistas os odeiam por eles terem começado esta tendência de vinhos italianos cada vez menos típicos e mais fáceis de beber até para quem não gosta de vinho.

sábado, 24 de setembro de 2011

Vai um bolinho de vinho?

Vocês conhecem o cupcake? Nada mais que um bolinho doce, estilo muffin. 
Hoje vou apresentar a vocês a versão para enófilos. A coisa legal, que vai convencer até os mais céticos, é que para a realização pode ser utilizado qualquer tipo de vinho e é preciso somente de uma taça. O resto da garrafa pode ser degustado no meio do preparo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Beberemos vinho bom e barato? (Considerações mercadológicas)

A crise econômica mundial se apresenta com várias facetas, mas há quem já pense no futuro. Este artigo do Vancouver Sun é iluminante. 
Vamos rebobinar um pouco a fita. Até cinco anos atrás o objetivo de um produtor de vinho era educar o consumidor a beber bem e fazê-lo pagar pela qualidade. Com a crise vimos que a classe de bebedores “educados” do primeiro mundo frequentemente preferiu até não beber vinho que comprar rótulos ruinzinhos de promoção de supermercado. Resultado? Queda da demanda.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um belíssimo Bordeaux (e com preço honesto)

Denis Dubourdieu é um produtor tradicional e sua vinícola familiar produz vinhos de qualidade na margem esquerda do Gironde, especificamente Sauternes e Premières Côtes de Bordeaux. Mas é talvez na área de Grave que seus vinhedos se expressam ao máximo.

domingo, 18 de setembro de 2011

As taças “caracteriais”

Para os interessados em design, eis o novo projeto italiano do grupo Gumdesign: taças “comunicativas”, cada uma com o próprio caráter.
Temos:
A introvertida: taça em combinação com a jarra/decanter de meio litro na qual se encaixa perfeitamente de cabeça para baixo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O mundo de acordo com o álcool

Mapear a Terra de acordo com o consumo de álcool poderia fazer bastante sentido. Pegar vinho, cerveja, vodka, saquê, tequila etc, como instrumentos para ler uma cultura. Estudar consumo e geografia de fermentados e destilados diz muito a respeito de nós, da nossa história e do nosso presente. Um desenhista americano se divertiu brincando sobre este conceito.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bolso Esperto da Rioja

Quase sempre tenho uma garrafa deste vinho na minha adega, pois em minha opinião representa uma das melhores relações preço/qualidade em matéria de tinto riojano no mercado brasileiro.
A Unión de Viticultores Riojanos é uma das mais tradicionais vinícolas de umas das mais tradicionais regiões da Espanha (e do mundo): fundada em Rioja Alta em 1910 conserva ainda hoje caráter familiar com condução orgânica das vinhas: poda controlada, adubos naturais, nada de química e colheita manual. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Consumidor de vinho é burro mesmo?!

Já falamos deste vídeo por aqui uns meses atrás: um vinho de 14 euros dando um banho em badalados rótulos de até 1.500 euros. Explica em poucos minutos o que sempre tento dizer, por exemplo, aqui: preço não é sinônimo de qualidade (veja também a coluna Bolso Esperto).

domingo, 11 de setembro de 2011

Time-laps: a maturação da uva em 1 minuto

Este belo vídeo, feito nos vinhedos da Jordan Winery em Sonoma Valley, Califórnia, mostra em cerca de 50 segundos o que os franceses chamam de vèraison: ou seja, o começo da maturação das uvas e as consequentes variações de cor. Muito bonito.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Horóscopo do vinho: Virgem

Se cerca de pessoas que confia e foge do barulho e dos holofotes. Enfrenta tudo com cuidado, atenção e precisão, deixando um pouco o entusiasmo do lado. Gosta de admirar a sua adega, com todas as garrafas alinhadas, ordenadas por regiões/uva. Degusta o vinho com concentração e o analisa até reconhecer o mínimo aroma.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Deixe a faca do lado: este vinho não é para cortar

Quando tomei este vinho me lembrei do amigo Claudio, que comentou que ainda não provou nenhum tinto português que tenha gostado de verdade.
Realmente o mercado brasileiro está lotado de vinhos portugueses de discutível qualidade, mas sabendo escolher, existem também boas propostas e com boa relação preço/qualidade.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O enólogo é um maníaco sexual!

WARNING: esta matéria pode ferir a sensibilidade de alguns (contém violência e sexo). Então coloque as crianças na cama e prepare-se para o pior...
No post anterior introduzimos a figura do enólogo. Hoje vamos mais fundo. A verdade é que o enólogo pode ser uma figura bem controversa. Um depravado? Um pervertido? Um desviado? Tudo isso e ainda mais. Mas para questões de comodidade, a psiquiatria internacional divide os enólogos em 3 grandes grupos de maníacos sexuais. Então se você tem um vinhedo e está pensando em contratar um profissional do ramo é melhor conhecer antes as categorias de perversão que lhe esperam.