domingo, 26 de junho de 2011

6 práticas dicas para vender o Rosso di Montalcino (marketing de sucesso...)

Recentemente umas revistas especializadas e uns colegas blogueiros dedicaram amplo espaço ao Rosso de Montalcino, irmão “pobre” do mais celebre Brunello, evidenciando o melhor custo/beneficio do primo, considerando que é feito no mesmo terroir e com a mesma uva (sangiovese grosso).
Não tenho como discordar, tem uns Brunellos muito over-priced e uns Rossos muito bons e competitivos. Mas a verdade é que o Rosso não vende. Ofuscado da fama do irmão maior, nas adegas dos 250 e mais produtores de Montalcino (e nas dos importadores) estão armazenadas conspícuas quantidades de Rosso não vendidas. Nestes dias se discute a possibilidade de mudar a legislação desta denominação e de uma eventual permissão a adicionar castas internacionais à sangiovese, para tornar o Rosso di Montalcino um vinho mais facilmente exportável e fascinante para os clientes do mundo afora.

O problema é complicado, mas o Mondovinho vem ai com 5 propostas dignas de serem levadas em consideração:

1) Doar os estoques de sobra. O MondoVinho se candidata voluntário para dividir com os leitores e renovar a confiança para as próximas safras.
2) Trocar o Rosso di Montalcino com outra denominação, tipo o Cirò: o fato que pela primeira vez um vinho da Calábria seja produzido na Toscana (e vice-versa) vai levantar as vendas de ambos os rótulos.
3) Engarrafar o Rosso di Montalcino em garrafinhas de suco de fruta de mirtilo com o rótulo “Suco de Mirtilo”. É possível que alguém descubra a diferença, mas sempre e somente depois de ter comprado e aberto a garrafa, quando consequentemente não é mais possível nem a troca nem o reembolso.
4) Dar de troco o Rosso di Montalcino quando a gente vai comprar leite e pão com  notas grandes. “No tiene troco que cosa triste”, diria alguém...problema resolvido.
5) Anexar de brinde o Rosso di Montalcino à revista “Caras”: entre um garfo e uma panela, uma bela garrafa de Rosso cabe também e ainda o cliente vai descobrir fofocas sobre o seu artista favorito.
6) Rotular o Rosso di Montalcino como “Bianco di Montalcino - Homenagem ao papa Karol Wojtyla”, deixando o conteúdo idêntico e rezando para o milagre.

Final de semana do feriadão (mas eu trabalhando...!) o MondoVinho, com o seu usual sarcasmo tomou a liberdade de ironizar e tornar mais leve um problema, que na verdade é bem sério. Vamos ver o que vai acontecer. Eu continuo achando a solução de número 1 a melhor...e vocês?

6 comentários:

  1. Rsrsrs...
    Concordo totalmente e me disponho a ajudar os pobres produtores.

    Abs

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  2. Muito boa a sugestão 1). Eu me canditado tb. Curioso que hoje bebi o SAN BIAGO, da Lisini, safra 2006. O vinho é um "IGT", feito com 100% de sangiovesi grosso, um "rossinho" di Montalcino (pois é feito fora dos padrões do Rosso di Montalcino, ou seja, de uma forma mais livre e simplificada). Mas não é que o "danado" é bom. Melhor que muitos "Rossos" e com um preço que cabe melhor no bolso. Sua brincadeira pode ter um fundo de verdade, ao se pensar no SAN BIAGO. Obrigado pelas boas risadas que seu post propiciou. Abraços, Rodrigo Mazzei

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  3. Adorei suas idéias principalmene a primeira,rsrs.
    Até compraria a Caras se fosse pra dar uma força para os produtores.
    Abs

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  4. Verdade, Rodrigo: o San Biagio é uma boa alternativa, ele é feito a partir de uva procedente dos mesmos vinhedos do Brunellos e dos Rossos da vinícola, somente muda o afinamento que não é feito em madeira. Mas certamente um bom rótulo.
    Eu que agradeço pela sua visita e comentário!
    Abraço

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  5. Ehehe, valeu Rosane! Sempre bom ter vc por aqui.
    Abraço!

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  6. Rapaz, eu gostei tanto do seu post que fiz uma matéria pegando seu gancho (e te citando, é claro), dá uma olhada:
    http://rodrigomazzei1.wordpress.com/2011/06/29/doi-mas-a-afirmacao-e-verdadeira-%e2%80%9cmais-vale-um-bom-rosso-di-montalcino-que-um-brunello-ruim-%e2%80%9d/
    abraços e obrigado pela boas risadas.
    Rodrigo

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