Vinopoly

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agora é científico: vinho caro não vale a pena

Esta notícia simplesmente confirma o que eu canso de dizer e dá ainda mais valor à minha coluna Bolso Esperto

Um estudo feito na Escócia colocou cerca de 600 voluntários em uma particular degustação a cega. Eles tinham que provar em seqüência dois vinhos do mesmo tipo, mas de preços diferentes e indicar qual fosse o mais caro. Os preços variavam entre cerca de 5 euros para os mais baratos, até 40€ para os mais caros. Então, mesmo com 50% de chance de acertar, a maioria errou!

A pesquisa concluiu que muita gente não consegue distinguir a qualidade dos vinhos pelo paladar e que comprar rótulos badalados se traduz em jogar dinheiro fora.

Agora, se por um lado o estudo pode ter sido influenciado pelo tipo de público (os escoceses certamente são bom entendedores de cerveja, mas certamente não são famosos por serem apreciadores de vinho), eu digo que provavelmente o resultado não teria sido muito diferente se feito na França ou na Itália.

Isto não porque as pessoas não sabem reconhecer a qualidade, mas sim, porque, como sempre digo por aqui, vinho de qualidade nem sempre corresponde ao de maior preço.
E já vimos aqui quais são os fatores que incidem mais no custo de um vinho.

Famosa se tornou esta degustação onde experts internacionais tinham que avaliar à cega grandes vinhos de Bordeaux.: pois bem,  um vinho de 14 euros deu um banho em Premier Grand Cru Classés de € 1500 ... 

Enfim, Bolso Esperto for President!


8 comentários:

  1. Concordo completamente contigo! Mais que isso, acho ainda que qualquer mortal que visse uma garrafa de um vinho simples e barato mas com uma etiqueta falsa de preço exorbitante acabaria encontrando nele mais qualqidades do que na realidade ele possui.

    ResponderExcluir
  2. Mario

    Nem tanto ao mar nem tanto a terra. As faixas de preço de vinho no Brasil são determinantes. de 10 a 20 reais, pouca coisa vale a pena. De 20 a 40 reais garimpando se encontram vários bons vinhos, inclusive do velho mundo. De 40 a 80 reais a faixa mais perigosa. Já bebi muito vinho de 80 ou mais reais que era puro over price. A faixa de 80 a 150 estabiliza de novo e a faixa de 150 em diante penso que devemos garimpar novamente para não errar e errar feio. A frustração é diretamente proporcional ao preço do vinho que pagamos.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Gil!
    E tem gente que se não pagar caro não vai beber...se eles são felizes assim...
    Obrigado por visitar e comentar!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Rosane!
    Seus comentários fazem falta!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Peter,
    Em linhas gerais concordo contigo. Obviamente tem que ser levado em conta que os vinhos da pesquisa eram entre 5 e 40 euros (ou seja, pelo meu quase infalível método de calculo: adicionar um zero para o preço em reais).
    Aqui este tipo de pesquisa seria mais difícil (por não dizer falso), pois frequentemente um vinho é over-price somente por capricho de uma ou outra importadora, pois muitas delas acham que estão realmente vendendo jóias e exploram ao absurdo o falso conceito de enófilo = rico.
    De qualquer forma nos blogueiros estamos aqui por isto: encontar as barganhas e indica-las para os amigos!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mário,
    conforme lhe falei no twitter e tentei novamente lhe falar, mas não consegui, digo aqui então: Abri aquele Fluer du Cap Sauvignon Blanc e combinei com Penne con salsa ai Gambereti (rss..italiano de 5a.) e foi bom.
    NO dia seguinte, abri um S. Blanc, também, COncha y Toro, "Reservado", e combinei com uma "moqueca de arraia", o prato mais popular do litoral cearense, e foi algo muito melhor. O vinho é mais frutado, mais alegre, melhor e mais barato e combinou perfeitamente com o regional e cearense prato. Vc já provou este? Um bolso esperto!
    Ademais, queria deixar uma sugestão de um posto sobre os chilenos: nomenclatura, o mito dos "reservados" e dos Carmenere, as regiões, as uvas (cabernet, merlot e carmenere)e sua ordem de preferência lá...enfim...um tópico sobre os chilenos...num tema que vc julgue interessante. O que acha?

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Mário! Me deixou um belo trabalho pra casa, hein?! Ehehe, brincadeiras a parte, vou tentar satisfazer o seu pedido em breve. Aqui é vocês quem mandam! (Inclusive tenho já uns pedidos anteriores atrasados...)
    Sempre bom ter vc por aqui, e parabéns pelo penne ai gamberetti! ;-)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...