Verdade, os vinhos da região de Cinque Terre, na Ligúria, não são entre os mais famosos da Itália. O lugar é lindo e ensolarado, mas fazer vinhos por ali não é certamente tarefa fácil. Os vinhedos descem pelo costão até o mar. Como o amigo e colega Peter do blog Além do Vinho disse neste abrangente post sobre os vinhos da região, "os vinhedos são verdadeiros desafios para o produtor".
Reparem nas imagens do seguinte vídeo.
O vídeo é certamente espetacular, e este carrinho pendurado ajuda um pouco, mas os empregados sobem e descem a ladeira a pé todo dia com caixas de uva nas costas: já pensou no esforço diário?
Além de bom brancos e tintos, a região esconde um tesouro secreto, pra mim o melhor vinho da Ligúria: o Sciacchetrà. Um fantástico vinho de sobremesa raro e precioso, um passito produzido com as uvas Bosco, Albarola e Vermentino.
Entre os produtores indico um nome sobre todos: a vinícola Possa. O dono Samuele-Heydi Bonanini nunca estudou enologia, mas é discípulo do renomeado barolista Elio Altare (do Piemonte) e trabalha com o coração e dedicação. Faz um cultivo totalmente orgânico e produz a sua jóia Sciacchetrà em quantidades minúsculas: da última safra somente 368 garrafas de 0,375L (!), de forma totalmente artesanal.
Além dos clássicos aromas florais e sabores de fruta em compota e mel, ele tem uma salinidade e um final balsâmico (o que o torna muito fresco) e infinita persistência.
Se tiver a oportunidade não deixe de experimentar. Diferente de todos os vinhos de sobremesa que já provou.
Se tiver a oportunidade não deixe de experimentar. Diferente de todos os vinhos de sobremesa que já provou.
Mario.
ResponderExcluirDe fato me olvidei deste tesouro doce, mas as informações são tantas e devemos condensá-las sem perder o charme que acabei esquecendo de postá-lo. Mas para isto servem os amigos, ainda mais um amigo italiano e amante de vinhos.
Obrigado Um abraço www.alemdovinho.wordpress.com
O legal é que o esquecimento serviu de link entre os blogs sem que tenhamos combinado.
ResponderExcluirAmizade é sintonia acima de tudo
Peter,
ResponderExcluirObviamente é impossível conhecer todos os vinhos, e este realmente é somente para “insiders”. Você conhece muito além de qualquer outro connaisseur que encontrei na vida! E, como você disse, os amigos servem para indicar bom vinhos. E realmente foi sintonia pura. Eu ia escrever sobre este vinho e quando vi a sua matéria sobre Cinque Terre o link foi automático (e obrigatório)!
É isso ai meu irmão, um brinde a nós!
P.S. Viu o vídeo que impressionante?
Mario
ResponderExcluirO vídeo é absolutamente esclarecedor. Eu imagino os fenícios e os antigos romanos, como eles plantavam, rabalhavam e colhiam estas uvas? Quem tem vertigem não pode trabalhar ali. Realmente não sabia da qualidade deste passito. Quando tiver a oportunidade de apreciá-lo não deixarei passar.
Por fim o Mario sempre gentil.
Um abraço Peter
Mario, essa é uma dica que vale ouro ! Nunca provei esses vinhos de Cinque Terre, mas vou sair procurando imediatamente !
ResponderExcluirAlguma sugestão de onde se pde encontrá-los por aqui ?
Nivaldo,
ResponderExcluirObrigado pela consideração!
Ainda não vi nenhum Sciacchetrà por aqui. Se eu encontrar te passo com certeza o contato, mas além disso, logo que eu conseguir um vou convidar os amigos do blog para tomarmos juntos!
Grande abraço!
Olá. Onde posso encontrar esse vinho aqui no Brasil ?
ResponderExcluirOlá, acredito que não se encontre no Brasil. Este é um vinho raro até na própria Itália. Se quiser posso tentar achar um exemplar para você, mas adianto que falamos de valores na casa dos 1mil reais...Se tiver interesse deixe seu e-mail aqui (não o publicarei e te contato em seguida).
ExcluirAbraço