Vinopoly

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Falta uma semana para o Encontro de Vinhos no Rio. Já adquiriu seu ingresso?

Os nossos amigos Daniel Perches e Beto Duarte voltam mais uma vez à cidade maravilhosa. Em sua 4ª edição no Rio, o Encontro de Vinhos está de casa nova: vai acontecer no Clube Fluminense em Laranjeiras na próxima quinta feira. O evento que já se tornou um dos mais famosos road show de vinhos do Brasil, como sempre repete a formula de sucesso que agrada todos os enófilos: preço em conta e grande variedade de vinhos do mundo para degustar livremente em total descontração. Estarão presentes várias importadoras, distribuidoras e vinícolas (confira aqui os expositores) , apresentando novidades e clássicos do próprio portfólio e ainda você poderá  adquirir as garrafas que mais gostar com um desconto especial. Vai querer perder? Não, né, então garanta seu ingresso clicando aqui

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uma idéia legal: a garrafa desmontável

Para quem gosta de novidades, esta é mais uma sacada de marketing interessante no quesito embalagem do nosso amado liquido: a garrafa desmontável.
A idéia é simples e genial: 4 embalagens separadas, ou seja 4 copos de 187 ml cada formam um único packaging com conteúdo total de 750 ml, igual a qualquer garrafa padrão para vinho.

Os crus da Provence

Voltando à conversa sobre a classificação de crus na Francia, estamos quase chegando ao final, faltando 3 regiões. A região do post de hoje é uma terra linda e charmosa, onde a paisagem bucólica das uvas que se confundem com a lavanda corre até a badalada riviera francesa. Aqui se produzem os melhores rosés do mundo, obviamente estou falando de:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O Moscatel de Setúbal no mercado brasileiro

A CVR da Península de Setúbal (Portugal), região vitivínicola onde se produz o Moscatel de Setúbal, realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo deste vinho, no Brasil, para saber qual a imagem, atributos e posicionamento da bebida em relação à concorrência. Executada pela Maria Tereza Monteiro Consultoria e Pesquisa, o método usado foi qualitativo, através da técnica de discussões em grupo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Um promissor vinho nacional

A Almaúnica é uma das mais recentes vinícolas do Vale dos Vinhedos, tendo iniciado as atividades em 2008, mas já construindo seu espaço e lugar cativo dentre dos melhores produtores brasileiros da atualidade. Sua história é recente, mas seu ligado com a viticultura é secular, pois os dois fundadores da empresa, os irmãos gêmeos Magda e Márcio, são filhos do Laurindo Brandelli, da conhecida vinícola Don Laurindo, cuja família produz vinho desde o final do século XVIII, trazendo para o Brasil a tradição vinícola da região italiana do Veneto.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

MondoCerva: uma cerveja alemã leve e refrescante, perfeita para o seu Carnaval

Ok, você é daqueles que no Carnaval não quer saber nada de vinho e gosta de mergulhar na cerveja? Nada contra, mas faça um favor a sim mesmo: evite aquelas enlatadas populares, que nem se enquadram na categoria de cervejas (poderiam ser umas pilsen light). Agora vai me dizer que no calor e na folia não dá para beber aquelas encorpadonas importadas, bem alcoólicas e amargas: faz sentido, mas saiba que tem cerveja europeias leves e refrescantes, com baixo teor alcoólico, saborosas e sobretudo de qualidade. Uma delas é esta Hacker-Pschorr Munich Gold.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Champagne no Carnaval? Então veja aqui como se orientar segundo a classificação oficial

Se você for enófilo de carteirinha, aposto que vai beber vinho também neste quentíssimo Carnaval. Obviamente a sugestão é de brancos e espumantes. Para entender melhor como se orientar e como é feita a classificação de uns dos melhores brancos do mundo veja o post anterior. Já para os espumante fique neste post mesmo, pois vamos hoje para a região mais borbulhante do mundo!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Entenda as classificações de "cru" na França: Alsácia

Voltando à análise dos crus franceses, vamos agora para uma terra de grandíssimos brancos:
Alsácia
Pequena devida introdução: o que vai ler aqui, daqui a pouco vai ser falso (veja aqui), mas até a legislação atual estar em vigor, vamos ver como foram definidos os cru desta fascinante região das garrafas "alongadas". A denominação Alsácia nasceu em 1962, mas somente em 1975 foram reconhecidos os Grand Crus, situados em 51 locais bem delimitados. Cada um representa um terroir excepcional que dá aos vinhos força expressiva e peculiaridade única.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pensamento Di-Vino: Realidade Virtual...

Fazia tempo que esta coluna dedicada a frases mais ou menos célebres sobre vinho estava parada: um pouco porque não tinha achado nada de particularmente original, um pouco porque acabei postando algumas sentenças diretamente no Facebook e no Twitter. Mas este pensamento é um dos melhores que já li, simplesmente genial, portanto merece estar aqui no blog, com louvor, valorizando amplamente a coluna: 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O melhor tinto do Uruguai?

Vinícola boutique e familiar, a Pizzorno produz há 4 gerações vinhos de forma artesanal, a partir de apenas 20 hectares de vinhedos próprios localizados em Canelón Chico, 20 Km. ao norte de Montevidéu.
Os vinhedos são conduzidos de maneira natural, sem fertilizantes ou adubos, nem irrigação artificial, com poda verde, rendimento reduzido e colheita manual.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Os cursos da WSET agora na escola Eno Cultura! Confira

A escola Eno Cultura agora está também habilitada a prover os cursos da Wine & Spirit Education Trust. A WSET dispensa qualquer apresentação, sendo a curadoria internacional dos cursos de vinhos e destilados mais procurados do mundo. Fundada em Londres, se tornou hoje referência internacional para formação de profissionais da área, sendo disponível também para curiosos e wine lovers em geral.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Miolo faz parceria com companhia aérea holandês!

Com pintura de Van Gogh estampada no rótulo, Miolo cria vinho exclusivo para a KLM Royal Dutch Airlines
Uma das marcas mais reconhecidas do Brasil, a vinícola Miolo acaba de anunciar uma parceria com a tradicional KLM Royal Dutch Airlines, que oferecerá na primeira classe e na classe executiva de seus voos um vinho elaborado exclusivamente pela vinícola brasileira para a companhia holandesa.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Porque o termo "cru" na Borgonha é para ser levado a sério

Dando continuidade ao discurso sobre a classificação de cru da França, hoje falamos da região onde esta palavra faz mais sentido que em outras:
Borgonha
Os monges viticultores dos mosteiros de Citeaux, Cluny, Bèze e muitos outros, inventaram entre o século VII e XII os “grands crus” Clos de Bèze, Clos de Vougeot, Clos de Tart, etc. implantando vinhedos em áreas mais adequadas para a cultivação da videira. Eles introduziram o conceito de "cru" para definir as melhores parcelas dos vinhedos, e desenharam seus limites, construindo de fato fronteiras com muros, dentro de perímetros que continuam os mesmos até hoje ("clos").