terça-feira, 10 de junho de 2014

Um interessante tinto de altura


Mais um argentino diferente no blog, este apresentado pelo nosso amigo Tom Meirelles. Desta vez estamos na região de San Juan, ao norte do epicentro mendoncino, exatamente entre Mendoza e La Rioja.

Situada em Maimará, província de Jujuy, a bodega Fernando Dupont possui uns dos vinhedos mais altos do mundo: 2.500 metros sobe o nível do mar. Inclusive é o primeiro empreendimento vitivinícola dentro da Quebrada de Humahuac, paisagem desértica-montanhosa declarada patrimônio natural e cultural da humanidade pela Unesco (confira umas incríveis fotos a seguir).

As vinhas são plantadas com Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah e os 3 vinhos produzidos pela vinícola (sendo 2 tintos e um rosé) são feitos com cortes destas 3 uvas, obviamente com diferente percentagens e vinificação. O enólogo é o Marcos Etchart, o mesmo que faz o badalado San Pedro de Yacochuya.


O Punta Corral 2011 que provamos é prevalentemente malbec e passa 8 meses em barricas de carvalho francês.
Mostrou-se muito intenso nos perfumes frutados e de especiarias tipo pimenta, com algo mineral. Na boca é suculento, tem corpo e volume, textura sedosa, com sensações de baunilha e chocolate, um toque defumado e também umas notas ferrosas. Taninos doces e álcool bem alto (15,8%) completam o quadro.
Embora mantenha as características de potência/corpo/fruta típicas típicas dos vinhos dos hermanos, este certamente mostrou um diferencial interessante e agradeço o Tom pela experiência.
Ah, quem gosta das avaliações da crítica vai gostar de saber que esta garrafa ganhou 94 pontos do Parker.


Vinho:
Punta Corral
Safra:
2011
Produtor:
Fernando Dupont
País:
Argentina
Região:
San Juan
Uvas:
80% Malbec, 10% Syrah, 10% Cabernet Sauvignon
Alcoól (Vol.)
15,8%
Importadora:
Grand Cru
Custo médio:
R$ 195,00
Notas:
RP 94











Um comentário:

  1. Realmente um vinho feito com muito cuidado. Obrigado por sua luxuosa presença na minha festa de aniversário com aquele Pinot (espetacular) Noir das Américas,isto é, Patagônia. Sempre com o seu conhecimento sobre os vinhos e o sorriso contagiante e carinhoso da Jeane.
    Tom Meirelles

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...