terça-feira, 24 de junho de 2014

Vinhedos do Piemonte são eleitos Patrimônio da Humanidade pela Unesco!

A Itália é o País que possui o maior número de locais (50) declarados Patrimônio da Umanidade e protegidos pela Unesco (veja a lista aqui )  e sua enorme história e linda geografia não deixam dúvidas. Mas pela primeira vez, uma paisagem viti-vinícola italiana entra na seleta lista. As colinas do Piemonte, mais especifimante de Langhe-Roero e Monferrato, foram declaradas ontem em Doha, parte da World Heritage.
A motivação oficial afirma:
  
“Um excepcional testemunho vivo da tradição histórica de cultivo de uva, dos processos de vinificação, de um contexto social, e uma economia rural baseada na cultura do vinho”.
E ainda: "Os vinhedos de Langhe -Roero e Monferrato são um excelente exemplo de interação do homem com seu ambiente natural: graças a uma evolução longa e constante de técnicas e conhecimentos sobre viticultur,a a região alcançou a melhor possível adaptação das vinhas para as características do solo e clima, se tornandoum ponto de referência internacional. As paisagens de vinho de Langhe-Roero e Monferrato encarnam o arquétipo da paisagem vitivinícola europeu por sua alta qualidade estética”.

O lugar é lindo (confiram umas fotos a seguir), mas como podem ver o reconhecimento não é somente paisagístico, e sim cultural, celebrando a herança e o ligado do povo com a história agroalimentar do lugar.

Um sucesso para o Piemonte e para toda a Itália, que me deixa orgulhoso em dobro, pois embora eu seja napolitano, trabalho com uma premiada vinícola situada no coração da região em questão. 











0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...