Vinopoly

domingo, 16 de dezembro de 2012

E o melhor vinho italiano do ano EM ABSOLUTO é...


Qual é o melhor vinho italiano do ano? Naturalmente cada guia e cada avaliador têm próprias preferências. Mas qual é o rótulo considerado uma unanimidade? Todo ano a revista Gentlemen, anexo do jornal financeiro Milano Finanza, compila a lista dos melhores vinhos do ano cruzando os resultados dos 5 maiores guias italianos: Gambero Rosso, Bibenda, Veronelli, l’Espresso e Luca Maroni.

O vinho que resultou em primeiro lugar – e pelo segundo ano seguido – é o Primitivo di Manduria ES 2010 do Gianfranco Fino, da região de Puglia. Um vinho sensacional - veja minha avaliação da safra 2009 aqui. Pelo visto o 2010 foi até melhor ou pelo menos repetiu a mesma performance.

A seguir o San Leonardo 2007 da Tenuta homônima da região de Trentino Alto-Adige e no terceiro lugar do pódio um empate entre o Barolo Cannubi Boschis do Luciano Sandrone, o belíssimo Amarone Classico do Bertani, o Sassicaia e o Torgiano Rosso do Lungarotti..

Interessante notar que entre os primeiros 10 lugares ficam vinhos de regiões “supostamente” de menor importância, ou pelo menos consideradas tais pela crítica internacional e, consequentemente, pelos consumidores: Marche, Úmbria, Campania e ainda mais em baixo Sardenha e até Basilicata. Sinal que o badalado triangulo Piemonte-Toscana-Veneto não é o único eixo ao redor do qual roda a excelência do vinho italiano.
Veja abaixo a lista.





2 comentários:

  1. Ótimo post, como sempre Mario ! Também me chama a atenção o fato de estarem na lista os vinhos "menores" da Sardenha, da Umbria, do sul da Itália, em geral. O bacana é que, de forma geral, esses são vinhos com preços muito mais "potáveis" do que os clássicos Barolos e Brunellos do norte mais rico e mais famoso.
    Assim, até dá para provar antes do fim do mundo algumas dessa preciosidades !

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nivaldo, você é sempre gentil demais, obrigado.
      Com certeza, estes vinhos de regiões menos badaladas não têm nada a invejar aos já consagrados e, como você justamente afirmou, são definitivamente mais acessíveis. Mas temos que correr...nos faltam 4 dias!!!
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...