Vinopoly

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aroma de PÊNIS é o que faltava...

“Este é um vinho do ca****o”! Cuidado com esta expressão, hoje vai correr o risco que alguém te leve a sério.
Quando você acha que já viu de tudo, este vídeo do National Geografic TV vai te fazer tombar da poltrona. Na China (aonde, senão?) produzem um licor com um “delicado blend” de pênis de cão, cervo e foca. O efeito seria benéfico para o desempenho sexual.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Horóscopo do Vinho: Sagitário

E com o último signo do ano fechamos aqui a coluna do Horóscopo do Vinho (para recuperar os outros signos clique aqui). 
Você do Sagitário sabe mudar de vida em poucos instantes; sofre com as regras; gosta de viajar e conhecer pessoas de outros lugares; é tolerante, mas quer sempre ter razão.

domingo, 27 de novembro de 2011

Vinhos nacionais: além do óbvio tem coisa boa (e até barata)!

Recentemente participei do “Circuito Brasileiro de Degustação” evento itinerante (aconteceu em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro) promovido pela Ibravin, apresentando 25 vinícolas nacionais e seus vinhos.
Aqui o lugar foi sugestivo: o Iate Clube do Rio de Janeiro. A organização um pouco menos: quase não tinha nada para acompanhar e faltando ainda meia hora para encerrar o evento já não tinha mais vinho para degustar.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Wine Spectator: até parece uma revista cômica!

Passaram já alguns dias da publicação da “esperada” lista dos 100 melhores vinhos do ano da revista Wine Spectator, e na verdade nem ia comentar nada. Já houve uma época em que eu acompanhava a Wine Spectator com mais interesse, e esperava a saída da lista dos Top 100 do mundo com mais empolgação de quanto poderia esperar a próxima capa da Playboy. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A primeira garrafa de papel do mundo!

Chama-se Greenbottle (garrafa verde) e é a primeira garrafa do mundo feita de papel. Biodegradável em algumas semanas e com uma pegada carbônica (ou seja, o cálculo do impacto total em emissões de carbono) de 10% de uma garrafa de vidro. O vinho não fica em contato direto com o papel, mas com um forro de filme plástico, algo parecido com o Bag-in-Box.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como se faz uma barrica

O vinho barricado, não é um vinho “defendido por barricadas”. Vou explicar brevemente e em termos fáceis: é um vinho que matura algum período em barris (ou pipas) de carvalho de capacidade entre 228 e 350 litros, chamadas “barricas” (do francês “barrique”). Durante este período de maturação, dito “afinamento” o vinho oxigena lentamente e fica mais macio, perdendo um pouco daquela tanicidade e aspereza que seca o palato. Por outro lado ele recebe da madeira novos taninos e aromas claramente percebíveis no bouquet (baunilha, mentolado, etc), que variam em função da tostadura e do tempo de vida da própria barrica e do tempo de estágio, of course. 

domingo, 20 de novembro de 2011

10mil garrafas de presente para os cidadãos

Voltando à China, a polícia das duas cidades de Hung Hom and Sham Shui Po está procurando os responsáveis de um abandono singular: foram deixadas na rua, perto dos parques das cidades, mais de 10.000 garrafas de vinho francês, chileno e argentino. Não há razões conhecidas, mas as garrafas parecem todas originais (também porque se trata de rótulos com preço médio de U$20). A versão mais plausível é que as garrafas teriam sido abandonadas por um importador/distribuidor com dificuldade de vendê-las.

sábado, 19 de novembro de 2011

3 excelentes tintos sul-africanos

Tá ok, eu sei que os vinhos da África do Sul costumam geralmente ter uma boa relação custo/prazer, e que não é preciso gastar muito para adquirir um sul-africano de boa qualidade. Até R$50 conseguimos um bom número de garrafas agradáveis. E, pessoalmente, se for gastar mais de R$100, prefiro escolher garrafas do Velho Mundo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O fim de um reinado: Silvio Parker ou Robert Berlusconi?

Estamos em uma época de esperança para o futuro: depois do Berlusconi, eis mais uma rendição ilustre. Em comum eles têm a presunção de ser “o verbo” na Terra, os escolhidos pelo Senhor, e, infelizmente, de influenciar a opinião e as escolhas de multidões de cidadãos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Idéias geniais: como falsificar um Sassicaia? Com um outro Sassicaia, obviamente

“A fake 1985 Sassicaia in China”, escreve neste tweet um amargurado James Suckling. Um Sassicaia falso na China? Isto já não é mais notícia, nada de mais normal: hoje em dia a indústria dos falsificados prospera em qualquer lugar, imagine na China! Ali, degustando um Sassicaia de safra 1985 (um vinhozinho de 100 pontos) achou algo incomum: embora o vinho fosse prazeroso, tinha alguma coisa errada: “não era coerente com o que eu conhecia do 1985” explica o nosso James. Sorte dele, pois o provou várias vezes...!

domingo, 13 de novembro de 2011

Decantando com o liquidificador, vol.2

O leitor e colega blogueiro LeigoVinho, ficou intrigado com o famigerado teste do liquidificador, e quis reproduzir a prova, com resultados nem tão diferentes dos meus.
Convido todos vocês a conferir a nova experiência diretamente no blog do nosso amigo, clicando aqui.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O preço do vinho? Você decide!

Você gostaria de decidir quanto pagar por um vinho? Pois bem, isso acontece na Inglaterra: a Oddibins, rede britânica de lojas de vinhos, depois de ter superado o risco de falência no ano passado, oferece à própria clientela a possibilidade de estabelecer os preços dos vinhos. A primeira experiência desta nova política comercial envolveu todas as 37 lojas do País, onde mais de 3000 clientes puderam degustar as cegas 3 vinhos e então sugerir o preço de venda. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

E se parássemos de uma vez os estudos sobre o vinho?

Já perceberam? Antigamente os melhores cientistas se preocupavam com pesquisas fundamentais que mudavam o caminho da humanidade. Por exemplo, os absorventes femininos e os travesseiros não são mais os mesmos depois que a Nasa começou a  investigar os materiais. Preferem falar de pasta de dentes e de como passamos do creme dental Kolynos ao Oral B pro-sensitive clinical protection whitening anti-bacteriano tartar-control? Bons tempos! Hoje, no entanto, todo mundo preocupado em analisar os efeitos do vinho na nossa psique, no nosso desempenho sexual e, e em penúltimo lugar (em ordem de chegada), nas nossas artérias: “o resveratrol combate ataque cardíacos, derrames e diabete”. Que novidade! Na minha casa ralamos o resveratrol no macarrão!