Vinopoly

terça-feira, 20 de julho de 2010

O vinho mais antigo do mundo: uma descoberta “efervescente”

Uma equipe de mergulhadores estava realizando pesquisas no mar Báltico, ao largo da Finlândia, quando por mero acaso descobriu a 55 m de profundidade os restos de um navio desconhecido e dentro dele 30 garrafas de um vinho espumante levando na rolha o desenho de uma âncora. Dois cálculos e o quebra-cabeça está resolvido: antigamente a Veuve Clicquot usava a âncora como símbolo dos seus produtos e era a única marca a usá-la. Chamada uma enóloga para saber se era ainda bebível vejo a surpresa maior: não só era bebível, mas o vinho se encontrava em estado de conservação perfeito: ausência de luz, temperaturas baixas e constantes do fundo do mar permitiram que tivessem preservadas todas as características. “O Champagne é fantástico e com um perlage finíssimo” afirmou a sortuda enóloga que o degustou.

A notícia não deve ter sido recebida com alegria pela Perrier Jouet que tinha o record da mais antiga garrafa de champanhe já bebida: no ano passado foi aberta uma garrafa do ano 1825. Já estas “novas-antigas” garrafas parecem pertencer à época antes Revolução Francesa: 1780, ano mais, ano menos. Talvez tenha sido um presente de Luís XVI à família real russa.

Provavelmente serão leiloadas com um preço base a partir de 50mil Euros por cada garrafa.

Se não tiver este dinheirinho para poder fazer a nossa festa pelo menos descobrimos que podemos esquecer as caras e tecnológicas adegas climatizadas: para preservar corretamente o nosso vinho só basta jogá-lo no fundo do mar.

Na foto abaixo: eu e a minha adega


6 comentários:

  1. Bravo!!! Que notícia maravilhosa!
    Gracias pelo elogio, me senti lisongeada.
    Abraços e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, Veuve Clicquot não, estas são garrafas de Clicquot, uma jovem maison de Champagne nascida a menos de 1 década (fundada em 1772). Só em 1810 o nome mudou para Veuve Clicquot Ponsardin.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Luciano. Obrigado pela elucidação.
    Que honra ter leitores tão preparados e competentes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola ouvi false sobre um religio veuver clicquot, de pulseira da mesma cor, e mostrador laranja e com a ancora, alguem sabe algo a respito .?
    Valmir Santos, proprietario dessa reliquias

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse vinho não é o mais velho do mundo não eu vi em doi site um vinho que tem 1.65o anos de idade e um outro que é muito muito velho mesmo ele veio de 5.400 a.C.Os sites estão abaixo:

    5.400 a.C : http://blog.viavitis.com.br/2012/08/05/vinho-mais-antigo-do-mundo-e-descoberto-data-de-5400-a-c/

    1.650 : http://arquivoufo.com.br/2011/12/13/vinho-mais-antigo-do-mundo-tem-1-650-anos-de-idade/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor anônimo, agradeço a informação, de qualquer forma estes que vc citou foram descobertos depois da publicação da minha matéria, que é é de 2010 (sendo as outras de 2011 e 2012) talvez daqui a pouco descubram um vinho mais antigo ainda...
      De qualquer modo, do ponto de vista da conservação este pode ser considerado ainda o mais antigo, pois parece ainda intacto e perfeitamente bebível.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...