Vinopoly

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O vinho do ano

Quem acompanha as páginas “mondovínhicas” sabe que nunca publiquei aqui a lista dos meus melhores vinhos do ano e coisas similares. Até poderia, mas já expliquei várias vezes porque prefiro me eximir (sem criticar quem faz). Portanto no lugar de uma estéril lista dou a vez a apenas um vinho que pra mim mais se destacou nas inúmeras degustações ao longo de 2017. Isto não quer dizer tampouco que pra mim este seja o melhor vinho do ano em termos absolutos, mas de qualquer forma representa o que mais me surpreendeu e suscitou certa emoção.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

É tempo de Peru!

Eu sei que, ainda mais em clima de Natal, se eu falar em Peru não estaremos pensando necessariamente na mesma coisa J Pois não é da ave que vai estar na mesa de fim de ano que estou falando, e sim do país, nosso vizinho sul-americano. E, porque não, de um vinho que pode também estar na sua mesa de Natal.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O vinho mais “borgonhês” de Bordeaux

De fato o Château le Puy sempre prezou pela elegância e finesse no lugar de opulência e força, o que acaba até enganando quem conhece o estilo consolidado da região. Alguns consideram seus vinhos mais parecidos com os da Borgonha que com os de Bordeaux, pessoalmente acho meio forçado, mas certamente os vinhos do Le Puy têm uma delicadeza rara naquelas coordenadas geográficas.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

FICO Eataly World. Informações de utilidade pública

Se ainda não sabe do que estamos falando, dê uma olhada ao post anterior (clique aqui) e descobrirá porque se tornou em poucas horas uma das matérias mais lidos do blog.
Pois bem, agora que ficou com vontade de se tornar um dos 6 milhões de visitantes previstos por ano, o que vamos fazer aqui é te ajudar com umas infos uteis e práticas para você planejar sua visita.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Abre o primeiro parque de diversão eno-gastronômico do mundo!

Já foi apelidado de “a Disneyland da enogastronomia”, mas no lugar do Mickey tem um figo como símbolo. No último dia 15 de novembro abriu oficialmente as portas o primeiro parque temático inteiramente dedicado ao mundo agro-alimentar. Diferente de outros parques o ingresso é gratuito, mas a diversão é garantida da mesma forma. Onde podia acontecer isto senão na Itália? E não por acaso numa das cidades mais famosas pela sua culinária: Bolonha.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Hora da matemática: já provou a uva Concejon? E a Moristel?

Primeiro interesting fact: a garrafa é certamente chamativa, com os números serigrafados percorrendo a superfície do vidro e o π evidenciado no meio, em vermelho. Estamos falando obviamente da famosa constante matemática conhecida como PI grego, correspondente a um número infinito que começa por 3,14...

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O segundo do Cantemerle...será que é bom?

Entre nós: se a classificação oficial de Bordeaux de 1855 fosse escrita agora, o Château Cantemerle muito provavelmente ia ficar de fora. Desde então ela nunca foi modificada (menos que para a entrada “política” do Mouton) e, portanto alguns podem se gabar por virtudes que não tem mais enquanto outros reclamam da vida porque agora seu vinho é bem melhor que 200 anos atrás e não tem uma nova classificação para comprovar.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Os 10 vinhos italianos mais aclamados pela crítica inteira

Comparar as listas dos melhores vinhos entre diversas publicações é um exercício que deixa certamente perplexo: os resultados são frequentemente destoantes ou no mínimo bem diferentes. O melhor vinho para a revista X não é nem citado nos primeiros 100 do guia Y e por aí vai. Isto por vários motivos, tipo:

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A verdadeira vocação de La Mancha numa garrafa

Quem acha que a denominação de origem La Mancha não produza vinhos Premium está enganado. Claro (e é daí que surge o equívoco), esta região no centro da Espanha tem historicamente focado sua produção especialmente na quantidade: por lá verdadeiras indústrias vinícolas tem inundado o mercado local e internacional com rótulos de baixo custo. É mais ou menos o que aconteceu por aqui também, onde o nosso mercado “doente”, devido a N fatores (que não estaremos discutindo aqui), pede cada vez mais rótulos mais baratos, com a consequência de ter prateleiras estufadas de vinhos simples demais, inclusive desta região.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Correção: as mulheres preferem vinho branco, menos as brasileiras

Em resposta a esta matéria que comprovaria que as mulheres preferem de maneira geral vinho branco, a comunidade de enófilas meio que insurgiu nas redes sociais declarando orgulhosamente o próprio amor ao tinto.
Justo, elas têm toda razão. De fato, se eu parar pra pensar, posso dizer que quase todas as minhas amigas, confrades (ou seria confreiras?) e colegas têm predileção para tinto.

sábado, 14 de outubro de 2017

As mulheres preferem vinho branco. Agora é comprovado cientificamente

As mulheres preferem vinho branco. Clássico lugar comum, mas desta vez parece que podemos afirmar esta sentença com o aval da ciência.
Um estudo internacional envolvendo oito Universidades e Centros de Pesquisa de Itália, Republica Tcheca e Alemanha abordou o tema e o resultado foi publicado nas páginas da Scientific Reports 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Lançamento mundial do Pêra Manca 2012 será no Brasil!

  Press agency news*
       
Um dos nomes principais nomes do mundo do vinho no Brasil, Ricardo Castilho -- membro das Confrarias de vinhos do Alentejo, Dão e Vinho do Porto, todas em Portugal; e cavalheiro da Confraria de Champagne, na França, traz para o Brasil o lançamento mundial do vinho Pêra Manca Tinto 2012. A novidade será apresentada numa degustação guiada por Gabriela Fialho Gerente de Exportação Conselho da Fundação Eugênio de Almeida (FEA), no I Fórum Internacional de Vinhos, que acontecerá dia 26 de outubro, durante a Semana Mesa SP.