Já foi apelidado de “a Disneyland da enogastronomia”, mas
no lugar do Mickey tem um figo como símbolo. No último dia 15 de novembro abriu
oficialmente as portas o primeiro parque temático inteiramente dedicado ao
mundo agro-alimentar. Diferente de outros parques o ingresso é
gratuito, mas a diversão é garantida da mesma forma. Onde podia acontecer isto
senão na Itália? E não por acaso numa das cidades mais famosas pela sua culinária:
Bolonha.
Mas o que é exatamente este parque? Alguns de vocês já devem
ter entrado numa das lojas da Eataly espalhadas pelo mundo (de Nova York a
Toquio, passando por São Paulo). Pois bem, pegue uma destas lojas, multiplique
x 10, adicione campos, fazendas, vinhedos, oliveiras, fabricas artesanais e mais
dezenas de atividades divertidas e didáticas.
O FICO Eataly World nasce de uma joint venture entre a citada Eataly e a Coop (cooperativa italiana
que reúne dezenas de produtores, distribuidores e varejistas de alimentos).
FICO significa “Fabbrica Italiana Contadina”, mas joga também com a palavra que em
italiano indica o figo, mas também uma gíria par indicar algo que é bem legal,
bacana, o equivalente do inglês “cool”.
Alguns números para
dar a ideia da majestosidade do projeto:
O parque ocupa 10 hectares, sendo 2 ao ar livre; 90mil
metros quadrados de superfície comercial; 32 espaços de produção; 47
restaurantes; 9 mercados, um cinema, um teatro, um centro convenções, 200
animais numa fazenda didática and much
more.
- Para facilitar seus deslocamentos de uma parte a outra do
parque tem triciclos equipados com cestas para compras e compartimentos para
conservar a comida refrigerada
- Encontrará várias fábricas (de massas, pães, doces,
azeites, vinho) que irão mostrar todo o processo de produção a partir de onde
vem o produto até chegar ao seu prato
- No meio das fábricas, centenas de mesas, dezenas de
restaurantes, que servem comidas de todo tipo e para todos os bolsos: de street
food a alta gastronomia (inclusive com filiais de uns restaurantes estrelados)
- 6 atrações interativas que relacionam o homem com a terra,
com o mar, com o fogo, com os animais, e finalmente, com o futuro do planeta
- Visitas guiadas dos dois hectares dedicados a campos e
estábulos, onde crescem as principais variedades da agricultura italiana e
pastoreiam 200 animais de raças nativas, como vacas, cavalos, cabras, galinhas,
etc.
- Cursos, workshops e aulas sobre variados assuntos: você
pode aprender sobre trufas ou sobre jardinagem, produzir seu queijo ou seu sorvete.
As ofertas são inúmeras e mudam periodicamente
- A enorme loja do Eataly: 2500 mt quadrados de azeites, massas,
carnes, cafés, queijos e vinhos que você viu ao longo do percurso. Mais um
grande departamento dedicado a produtos de casa, eletrodomésticos e utensílios
de cozinha.
- Interessante e útil, se estiver com pouco espaço nas
malas: antes da saída vai encontrar um ponto de embalagem oficial do Correio (Poste Italiane),
para o envio das compras em qualquer lugar do mundo. E ainda com o reembolso
dos impostos, como nos aeroportos.
- E, se você não pretende comprar nada, vai poder se entreter
de qualquer forma nas várias áreas de lazer que incluem cinema, teatro,
academias, playgrounds, quadras de futebol, ou de beach volley com areia verdadeira
trazida da costa. A ideia é tornar o parque um ponto de encontro e de distração
para ser frequentado todo dia e a qualquer hora, para um jogo de frescobol com os amigos ou
para uma aula de tango, para ver como se cria um charuto artesanal ou para cortar
o cabelo num salão “orgânico”.
Eo Vinho?
Indo para a parte que nós interessa mais de perto: a sagrada
bebida.
Você poderá literalmente produzir o seu próprio vinho a
partir de uvas do vinhedo externo plantado com 40 variedades italianas.
Já nas prateleiras há mais de 1500 rótulos de centenas de produtores, mas com foco nos 52 principais parceiros chamados
de mais “cool” (obviamente lideram Borgogno e Fontanafredda, de
propriedade do patrão de Eataly, mas também grandes nomes como Antinori, Frescobaldi,
Planeta, Ceci, Falesco, Grattamacco, il Poggione, La Spinetta, Castello di Ama,
Feudi San Gregorio, etc). Cada uma dessas vinícolas tem uma barrica de
envelhecimento dentro da estrutura e vinhos para venda em taça em todos os
espaços de consumo, além de wine-dinner semanais com a presença do enólogo.
Além disso, são disponíveis cursos, aulas, masterclasses e
degustações diárias. Mas se quiser apenas provar algo terá 100 rótulos à
disposição para degustação em taça (em Enomatic) com preços que variam de 4 a
50 euro.
No próximo post: algumas
informações práticas para programar sua visita ao parque.
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