Vinopoly

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A verdadeira vocação de La Mancha numa garrafa

Quem acha que a denominação de origem La Mancha não produza vinhos Premium está enganado. Claro (e é daí que surge o equívoco), esta região no centro da Espanha tem historicamente focado sua produção especialmente na quantidade: por lá verdadeiras indústrias vinícolas tem inundado o mercado local e internacional com rótulos de baixo custo. É mais ou menos o que aconteceu por aqui também, onde o nosso mercado “doente”, devido a N fatores (que não estaremos discutindo aqui), pede cada vez mais rótulos mais baratos, com a consequência de ter prateleiras estufadas de vinhos simples demais, inclusive desta região.

Mas afinal se a D.O. La Mancha é a maior denominação de vinho do mundo isto se deve também e principalmente á qualidade das uvas. E se enxergar além do trivial é possível encontrar belos caldos sim, como este daqui: 

Imperial Toledo Old Vine Selection 2009 da Bodegas Verdúguez



A vinícola Verdúguez está situada na província de Toledo, exatamente na terra onde o célebre cavaleiro Dom Quixote combatia os moinhos de vento na obra do Miguel de Cervantes.

Este tinto é o top da casa, mais precisamente era oferecido ao patriarca da família e já a embalagem preanuncia que estamos na frente de um vinho considerado especial, pois a garrafa vem nesta bela caixa dourada e preta.




Já dentro da garrafa, se trata de um Tempranillo 100% procedente das vinhas mais antigas da propriedade que ficam a 722 metros acima do nível do mar. Com um longo estágio em barricas de carvalho francesas novas este exemplar de safra 2009 está agora em sua plena maturidade e ainda tem estrutura para envelhecer tranquilamente por mais anos. O nariz entrega aromas complexos de cereja, ameixas, batom, tabaco, alcaçuz e toques de especiarias do Mediterrâneo. Na boca a palavra chave é “equilíbrio”: o grande corpo e estrutura são balanceados por taninos finos e elegante acidez, que juntamente á madeira bem integrada entregam um conjunto harmônico.

Mais uma bela descoberta da Winelands Importadora e Clube de Vinhos


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...