Vinopoly

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Hora da matemática: já provou a uva Concejon? E a Moristel?

Primeiro interesting fact: a garrafa é certamente chamativa, com os números serigrafados percorrendo a superfície do vidro e o π evidenciado no meio, em vermelho. Estamos falando obviamente da famosa constante matemática conhecida como PI grego, correspondente a um número infinito que começa por 3,14...

Mas o que tem a ver isto com o nome do rótulo? Simples, as uvas utilizadas para este vinho provêm de um vinhedo único de 3,14 hectares. Achei genial.

O segundo interesting fact é a variedade da uva, muito pouco conhecida internacionalmente. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar antes. No título do post na verdade quis fazer uma brincadeira, pois Concejon e Moristel são dois nomes diferentes para a mesma casta espanhola. A denominação muda conforme ao lugar. Aqui estamos em Calatayud (não confunda com Catalunya), província de Zaragoza, região de Aragón, aos pés dos Pireneus. E aqui esta uva é chamada de Concejon e acredita-se que seja uma variante local da Monastrell (Mourvèdre).  Usada tradicionalmente em blends para acrescentar cor e corpo, nos últimos tempos está sendo explorada também em versão varietal.

A vinícola Langa com seus 150 anos de história e inúmeros prêmios nacionais e internacionais se tornou estrela da região. Vamos então ao vinho:

Bodegas Langa PI 3,1415 safra 2014

O vinhedo único (de 3,14 he) de uvas Concejon tem uma idade entre 90-100 anos e está situado a cerca de 1000 mt de altitude. Vinificação tradicional e estágio de 1 ano em barricas de carvalho (americano e francês) e em garrafa por mais 6 meses.

O resultado foi muito interessante. O corpo mais leve do que sua cor extraída e intensa deixava imaginar. Fiquei surpreso (e assustado) com o álcool: 15%! Mas totalmente imperceptível. O nariz um pouco rústico denotava um toque animal, fruta silvestre, alcaçuz, e um defumado em destaque. Na boca é longo e de bom equilíbrio, com as sensações acima confirmadas e taninos firmes, mas bem definidos, quase esculpidos. Agradou bastante.

- R$ 120 na Wine



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...