Vinopoly

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Já provou um Sauvignon Gris chileno?

Se a resposta é não, este post pode te interessar. De fato é difícil encontrar no mundo esta uva produzida como mono-varietal. A casta surgiu na França como uma mutação genética da Sauvignon Blanc, tendo uma casca rosada tendente à cinzenta (daí o nome). Costuma ser um pouco menos aromática que a sua direta parente, mas mais rica e elegante. As notas herbáceas, embora presentes, tendem a ser mais delicadas.
Usada principalmente em Bordeaux para vinho de cortes, se deu bem também em Nova Zelanda, Uruguay, EUA e, sobretudo, Chile.

E justamente do solo chileno que vem o nosso vinho de hoje: Cousiño-Macul Isidora Sauvignon Gris 2013.

A vinícola é uma das mais conhecidas por aqui, especialmente pelos eno-turistas, pois fica praticamente dentro do perímetro urbano de Santiago (dá inclusive para chegar de metró!) Talvez não produza os mais expressivos vinhos do Chile (tendo um perfil, digamos, mais comercial), mas consegue sempre manter uma boa qualidade, sobretudo em relação ao preço.


Este vinho não foge da regra. Não tem muita intensidade no nariz, mostrando leve melão, pêra, manga e umas notas florais; já na boca é de corpo médio e macio, com acidez discreta (teria gostado de um pouco mais), um levíssimo açúcar residual e um final cremosinho que o deixa bem redondo e agradável. Quase não senti notas vegetais. Harmoniza bem com aperitivos e petiscos a base de peixe e frutos do mar.

Interessante se nunca provou a casta, custa R$ 37 no Zona Sul.

Vinho:
Isidora Sauvignon Gris 2013
Safra:
2013
Produtor:
Cousiño-Macul
País:
Chile
Região:
Maipo
Uvas:
Sauvignon Gris 100%
Alcoól (Vol.)
15%
Importadora
Zona Sul, Santar
Preço médio
R$ 40,00
Avaliação MV
* (bom)




3 comentários:

  1. Degustação interessante. Pude apreciar na vinícola e surpreende pois realmente você não faz ideia do que vai provar. Esta é a terceira vina mais antiga do Chile e acabou de ter a versão 2010 do seu ícone Lota eleito o vinho de 2014 pelo guia Descorchados. Att. Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, muito obrigado pelo seu precioso acréscimo. Fico feliz e lisonjeado em ter leitores tão competentes!
      Um brinde!

      Excluir
  2. Meu primeiro ajuste de degustação dessa uva. Achei fantástico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...