terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um dos mais importantes produtores do sul da França e seu vinho mais emblemático.

Gosto bastante e tomo os vinhos de Paul Mas com relativa freqüência, mas realizei que nunca tinha falado sobre eles aqui, falha grave que vou resolver agora mesmo.

O revolucionário Jean-Claude Mas é hoje provavelmente o produtor de maior sucesso de Languedoc-Roussillon. Herdou alguns hectares de vinhedos do pai Paul e em apenas uma década conseguiu erguer um império de 9 domaines no sul da França, criando vinhos modernos e saborosos, inspirado pela figura paterna.

O vinho que vou comentar aqui hoje não é o top da casa, mas seja talvez o seu tinto mais emblemático, de qualquer forma um dos super premiums da vinícola: o Château Paul Mas Clos de Mûres. Este aqui de safra 2012

De denominação Coteaux du Languedoc (AOC), procede de um vinhedo único no Vale de Hérault, que, embora não exista uma classificação de qualidade na região, pode ser considerado como um Grand Cru, plantado com videiras de Syrah, Grenache e Mourvedre de mediamente 40 anos de idade. Exatamente estas são as castas que compõem o corte do vinho, maturado por 10 meses em barricas de carvalho (de qualquer forma podemos falar dele como um syrah varietal)

O vinho é muito prazeroso, com fruta exuberante e complexidade de sobra, tendo por um lado o corpo e a opulência de seus vizinhos mais badalados como Chateauneuf du Pape ou Hermitage, mas por outro a finesse e o frescor dos vinhos mais próximos do Mediterrâneo: de fato é uma justa mistura para quem gosta dos dois estilos (como eu). Nariz de violeta, ameixa, mirtilo, jabuticaba, alcaçuz, couro, tabaco e pimenta. Na boca tem corpo imponente e grande volume, porém com textura muito aveludada e taninos finíssimos, compensados por uma ótima acidez. O final persistente deixa todas estas sensações na boca por um bom tempo.Um belo vinho para ficar feliz sem demasiada dor no bolso.

Vinho:
Château Paul Mas Clos de Mûres
Safra:
2012
Produtor:
Paul Mas
País:
França
Região:
Laguedoc
Uvas:
85% Syrah, 10% Grenache, 5% Mourvedre
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora
Decanter
Preço médio
R$ 120,00
Avaliação internacional
-
Avaliação MV
** (Marcante)

O enólogo proprietário Jean-Claude Mas

Clos de Mûres 2012

  





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...