Vinopoly

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolso Esperto sensacional! Confira

Fazia um tempinho que queria provar este tinto, pois vem sendo bem comentado no nosso eno-mundo. Confesso que tinha certo preconceito, pois nestes últimos anos o mercado brasileiro foi inundado por vinhos espanhóis baratos e avaliados acima de 90 pontos, na verdade sendo em boa parte bem medianos e as altas notas injustificáveis (ou justificáveis pelo escândalo que envolveu Robert Parker e vinhos espanhóis – se não acompanhou a história veja aqui como começou e aqui como acabou). Portanto, apesar do RP91 belamente exibido na garrafa, minha expectativa para este rótulo era muito baixa; mas como não gosto de ter preconceitos (com nada, menos ainda com vinho), resolvi tirar a prova pessoalmente. E não é que o vinho me surpreendeu? Aliás, é provavelmente uma das melhores compras na casa dos R$ 50 e por isto ganha de direito o nosso selo de Bolso Esperto!

O vinho em questão é o Tarima Monastrell 2011 da Bodega Volver. Procedente da região de Jumila no sudeste da Espanha, de vinhedos antigos de monastrell (como é chamada ali a uva Mourvèdre), o vinho estagia 6 meses em barricas de carvalho americano.


Exuberante no nariz, com geléia de cassis, mirtilo e ameixa, com toque de chocolate e de tabaco. Encorpado e volumoso, na boca confirma e até aumenta as mesmas percepções, acrescentando especiarias (tipo cravo e pimenta rosa), e notas defumadas. Final médio, porém saboroso. Se tivesse um pouco menos de açúcar residual e álcool seria provavelmente ainda melhor, de qualquer forma uma boa acidez mantém o equilíbrio geral.
Não faz exatamente meu estilo de tinto, mas certamente é um vinho que agrada bastante e impressiona pela ótima relação preço/qualidade, se tornando uma opção prazerosa para o paladar e para o bolso.

Vinho:
Tarima Monastrell
Safra:
2011
Produtor:
Bodegas Volver
País:
Espanha
Região:
Jumila
Uvas:
100% Monastrell (Mourvèdre)
Alcoól (Vol.)
14,5%
Importadora
Grand Cru
Preço médio
R$ 56,00
Avaliação internacional
RP91
Avaliação MV
** (marcante)




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...