Argentina Wine Awards 2015
“As mulheres escolhem os melhores vinhos
argentinos”
Buenos Aires, 11 de novembro
de 2014. A
Wines of Argentina, entidade responsável
pela imagem do vinho argentino no mundo,
apresenta o Argentina Wine Awards (AWA) 2015: “The Empowerment of
Women in Wine” (O Poder da Mulher no Vinho). Este evento, criado e
planificado para avaliar e premiar a qualidade e os avanços da indústria
vitivinícola argentina, já ganhou lugar como o concurso mais importante do
país.
A nona edição do AWA será realizada
de 8 a 13 de fevereiro de 2015 na
província de Mendoza e enfatizará o empowerment (poder) feminino e o
papel que a mulher desempenha dentro da indústria. O propósito desta edição é
conhecer a opinião das mulheres mais destacadas a nível mundial sobre os vinhos
argentinos.
A edição 2015 contará com um júri de luxo precedido
por Jancis Robinson MW (UK), Christy Canterbury MW (USA), Susan Kostrzewa (USA), Barbara Philip
MW (Canadá), Sara D'Amato (Canadá), Annette Scarfe
MW (Singapura/HK), Megumi
Nishida (Japão), Felicity Carter (Alemanha), Essi Avellan
MW (Finlândia), Cecilia Torres Salinas (Chile)
e Suzana Barelli (Brasil). Resta ainda confirmar oficialmente Shari
Mogk Edwards (Canadá).
Este ano, o
concurso tem como novidade o júri, tanto internacional como nacional, formado
por mulheres que são referencia da indústria mundial do vinho. O propósito é
reconhecer o papel que a mulher exerce, em um mundo tradicionalmente masculino,
outorgando inventividade e intuição à indústria em todos os
aspectos.
Hoje podemos
encontrar mulheres em todas as etapas de produção de um vinho como
enólogas, export managers, consumidoras e, especialmente,
como sommeliers, onde o olfato feminino vivencia os aromas com maior
intensidade e encontra com maior naturalidade o nome que este sentido
identifica. Estas aptidões femininas, somadas ao júri, que conta com as
referentes mais importantes do mundo vitivinícola, farão do AWA 2015 uma
experiência inigualável.
Organizado pela Wines of
Argentina e pela Corporación Vitivinícola Argentina (COVIAR),
o Argentina Wine Awards (AWA) é um evento ícone que permite às vinícolas
locais mostrarem ao mundo tudo aquilo que seus vinhos podem entregar. Mediante a
apresentação de amostras, o certame se realiza a portas fechadas e tem como júri
destacados profissionais do no tema.
Do mesmo modo, com o objetivo de
incentivar a participação de vinícolas de todas as regiões da Argentina - Norte,
Cuyo e Patagônia – será entregue pela segunda vez um Trophy especial para
cada uma delas.
Na oitava edição dos prêmios
do Argentina Wine Awards, realizada em fevereiro deste ano,
participaram 182 vinícolas com
650 amostras ao todo. À cerimônia
de premiação assistiram mais de 250 pessoas, entre donos de vinícolas, enólogos,
autoridades, diretores de organizações da indústria vitivinícola, integrantes do
júri e jornalistas. Ao todo, foram entregues 4 Trophies Regionais,
12 Trophies, 58 medalhas de ouro, 256 medalhas de prata e 276 de
bronze.
O
Júri AWA 2015
Jancis
Robinson: (UK) MW. De
acordo com a revista Decanter é a jornalista de vinhos mais respeitada no mundo.
Em 1984 foi a primeira pessoa fora da indústria do vinho em aprovar o exame mais
rigoroso do mundo: o Master of Wine. Desde o seu site (www.JancisRobinson.com), e todas as
semanas no Financial Times, escreve sobre o mundo da indústria do vinho.
Em 2003, recebeu o prêmio OBE outorgado pela Rainha da
Inglaterra.
Christy
Canterbury: (USA) MW, é
jornalista, panelista e júri de Nova Iorque. Escreve para a revista Decanter, TimAtkin.com, Wine Enthusiast, entre outros. Foi
nominada para os prêmios Louis Roederer 2014 como melhor comunicadora online do
ano.
Susan
Kostrzewa: (USA) É
editora executiva da revista Wine Enthusiast e forma parte do painel de
degustadores. É autora de numerosos livros de cozinha, viagens e vinhos como,
por exemplo, Opus Vino, uma seleção das melhores regiões
vitivinícolas.
Barbara
Philip: (Canadá) MW, é
responsável pela seleção de vinhos europeus para a British Columbia Liquor
Distribution Branch (BCLDB). Com seu marido, leva à frente uma consultora de
vinhos, e trabalha como apresentadora, jornalista e juiz.
Sara
D'Amato: (Canadá). É
consultora, sommelier, crítico de vinhos e sócia principal na WineAlign.com. Sara é colunista de vinhos para
a revista Chatelaine e escreve como freelance para várias
publicações.
Annette
Scarfe: (Singapura/HK)
MW, trabalha como consultora independente assessorando jogadores importantes da
indústria vitivinícola asiática. Também é juiz em concursos de vinho no Reino
Unido, Hong Kong e França.
Megumi Nishida: (Japão)
Jornalista freelance de várias revistas tais como Winart, Vinoteque,
Wands, Cuisine kingdom, entre outras.
Essi Avellan: (Finlândia) MW, é editora da Revista Fine
Champagne, a única Revista do mundo dedicada ao mundo
do champagne.
Felicity
Carter: (Alemanha),
é chefe
editorial da Revista Meininger´s, dedicada ao mundo do negócio do vinho a nível
internacional. Também possui vasta experiência como júri de vinhos em todo o
mundo.
Cecilia Torres
Salinas: (Chile), é a
referente número um da indústria do vinho chileno. Trabalha como enóloga em uma
das vinícolas mais premiadas do Chile.
Suzana
Barelli: (Brasil),
Jornalista e Editora da Revista Menu.
Shari Mogk
Edwards: (Canadá), é a
líder do departamento de marketing e vendas de vinhos e licores da LCBO (Liquor
Control Board of Ontario), considerado o retailer com maior poder de
compra do mundo devido a sua rede de lojas. É encarregada de levar adiante as
estratégias a curto e longo prazo do monopólio.
Sobre o AWA
O critério utilizado para avaliar está baseado na classificação de todas as amostras por tipo, variedade e preço. A degustação é feita
às cegas. São levados em conta inúmeros detalhes para garantir que as marcas participantes estejam disponíveis, tanto para o mercado interno como para o externo, e que não sejam amostras de tanque/barricas, isto é, que a marca exista, que
o vinho esteja fracionado e rotulado, exigindo-se um número mínimo de garrafas existentes.
Para garantir a transparência e impecabilidade
da organização, a consultoria inglesa Hunt & Coady realiza toda a
logística do concurso que se desenvolve a portas fechadas.
O júri varia em cada edição, uma
vez que sempre
se procura dar um marco ou tema a cada edição, reforçando diferentes aspectos dos mercados objetivo. Contudo, sempre se garante a presença de 12 especialistas
sumamente qualificados, com uma visão geral do mercado vitivinícola
mundial, tanto jornalistas, Master of Wine, Master Sommelier, wine bloggers, como Winemakers,
entre outros. Além disso, o time de juízes internacionais degusta acompanhado por seis prestigiosos experts da Argentina.
Os pontos e reviews dos diversos referentes mundiais do setor continuam tendo peso no trade, e, em mercados como os Estados Unidos, podem chegar a determinar quanto se vende de um
determinado produto.
Além disso, em alguns mercados, como por exemplo nos Liquor Boards do Canadá, ter pontos
neste tipo de
certame soma pontos para ganhar um tender (licitação), com o qual, também representam uma clara vantagem comercial.
Sobre a
WofA
Wines of Argentina é a entidade
responsável pela marca VINO ARGENTINO no mundo. Desde 1993, a organização
promove a imagem dos vinhos locais no exterior, além de ajudar a orientar a
estratégia exportadora da Argentina, estudando e analisando as mudanças que
acontecem nos mercados de consumo. Seu objetivo é colaborar na consolidação da
Argentina entre os principais países exportadores de vinho do mundo e contribuir
ao êxito global da indústria vitivinícola, procurando elevar a percepção
positiva no trade, nos líderes de opinião e nos consumidores. www.winesofargentina.com Facebook:
Wines of Argentina Twitter: @WinesofArg
Sobre a Corporação Vitivinícola
Argentina:
A Corporación Vitivinícola
Argentina gere e articula as ações necessárias para cumprir com os objetivos do
Plano Estratégico Argentina Vitivinícola 2020, assumindo o desafio de
transformar o setor vitivinícola e potenciar, com visão estratégica, as
fortalezas e oportunidades no mercado global do vinho, do suco concentrado de
uva, das uvas-passa e uvas de mesa. O Plano Estratégico foi projetado para criar
valor mediante a organização e integração dos atores da cadeia, visando a
produção de vinhos de maior qualidade e consistência em todos os segmentos e
produtos. www.coviar.com.ar Facebook: Corporación
Vitivinicola Argentina Twitter: @Coviar1
0 comentários:
Postar um comentário