Vinopoly

domingo, 25 de maio de 2014

Uma bela novidade: Erasmo Barbera-Garnacha

Quem me conhece ou acompanha o blog, sabe que considero o Erasmo um dos melhores tintos chilenos. Talvez o melhor em relação preço/qualidade, pois neste últimos anos (devido ao sucesso) o preço baixou consideravelmente e é possível encontra-lo por menos de 100 Reais.

Recentemente a casa elaborou um novo produto, o “Selección de Baricas” (nome auto-explicativo), versão mais complexa do anterior, mas por este novo lançamento eu não estava esperando: o Erasmo Barbera-Garnacha 2013. Fiquei bem curioso, também pelo corte bastante atípico, sobretudo para o Chile, o preço estava atraente, então não pensei duas vezes em adquirir uma garrafa (paguei R$59).

O diferente blend ítalo-espanhol leva, além das duas uvas citadas no rótulo, também um pouco de Carignan (veja ficha abaixo) e as três variedades de uva foram plantadas no mesmo vinhedo único que origina o primogênito Erasmo, no vale do Maule. O resultado é muito interessante: esta brisa mediterrânea mal deixa pensar que o vinho foi produzido no Chile, mostrando um caráter mais velhomundista.

O vinho não passa em madeira, tendo como proposta de ser aproveitável em situações descomplicadas, para se consumir jovem e com comida leve; mas mesmo assim tem boa complexidade e muito sabor. Fruta silvestre abundante (cereja sobretudo), com notas de lavanda e nozes. Na boca a sensação è repetida, com um corpo médio leve, mas mostrando boa presença e estrutura. Os taninos são muito finos e maduros, já a alta acidez remete a vinhos europeus de uma maneira geral. Final médio e gostoso. Equilíbrio geral perfeito.

Uma novidade muito bem-vinda, o conde Marone Cinzano está de parabéns mais uma vez.
  
Vinho:
Erasmo
Safra:
2013
Produtor:
Reserva de Caliboro (Cinzano)
País:
Chile
Região:
Maule
Uvas:
 65% Barbera, 25% Garnacha, 10% Carignan
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora:
Franco-Suíça
Custo médio:
R$ 60,00
Notas:
DES91

O Conde cavalgando no vinhedo da Reserva de Caliboro


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...