segunda-feira, 26 de maio de 2014

Os Estados Unidos superam a França e se tornam 1° consumidor mundial de vinho!

A International Organization of Wine and Vine decretou: os Estados Unidos roubaram a coroa da França e subiram no trono de maior consumidor de vinhos do mundo.

A frente da sensível queda do consumo global, os EUA se tornaram pela primeira vez o maior consumidor, bebendo 29 milhões de hectolitros (mhl) em 2013. Destes, 4/5 (quatro quintos) são de vinhos domésticos.

O consumo americano subiu de 0,5% no ano passado, o que parece pouco, mas não é, sobretudo considerando que o consumo francês caiu de 7% no mesmo período.
A classificação dos TOP 5 segue com Alemanha, Itália e China.

Isto levando em conta os números de consumo totais, pois a França continua no 1° lugar quando consideramos o consumo per capita*: neste item o consumidor francês engole mais de uma garrafa por semana, quase 6 vezes mais que o americano.

De qualquer forma é interessante ver como os hábitos vão mudando no cenário mundial. Os europeus, sempre acostumados a beber bastante, estão reduzindo as despesas para enfrentar a crise econômica. Já a China, que cresceu como ninguém nos últimos anos, parece ter chegado a um ponto de saturação, pois seu consumo caiu de 3,8% em relação ao ano anterior. De qualquer forma o aumento médio dos preços globais não ajudou ninguém.

Lembrando que o consumo mundial em 2013 foi de 238.7 mhl de vinho (de 278.7 mhl produzidos), valendo no mercado global 35.2 bilhões de dólares.

Quando comparado com os números daqui fica até engraçado notar que o francês bebe numa semana a mesma quantidade de vinho que o brasileiro consome em 6 meses...e ainda bebendo melhor, sem dúvida.

* De fato o maior consumidor de vinho do mundo é o Vaticano, mas por algum motivo nunca entra nas classificações mundiais... 





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...