Vinopoly

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um Portuga de arrebatar!

Apontado como o mais promissor da nova geração de produtores em Portugal, o Tiago Cabaço, com menos de 10 anos de atividades, já se tornou uma lenda do Alentejo, graças a seus vinhos com apelo jovem e gosto internacional. Os rótulos remetem ao mundo da internet, e as linhas de entradas .com e .beb são um verdadeiro sucesso; já o ícone Blog é um vinho sensação mesmo. Eu conhecia todos estes vinhos, mas o meu amigo Tom Meirelles, grande conhecedor de vinho portuga, me apresentou o Blog Edição Limitada, em safra de 2010, que ainda não tinha provado. A linda garrafa, diferentemente da bordalesa do Blog clássico do rótulo azul, vem em estilo Borgonha com um rótulo dourado. O corte também é diferente, sendo o tradicional de Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional, já nesta garrafa não ha Touriga e as uvas são exclusivas dos melhores vinhedos da propriedade. Matura por 1 ano em barricas de carvalho e é produzido somente em 2.500 garrafas.
Estamos falando de um vinho arrebatador, tanto no nariz quanto na boca. Muito intenso aromaticamente, fruta negra em compota, alcaçuz, tabaco e folhas secas. Na boca é denso e de grande estrutura e potência, com textura sedosa e as mesmas sensações olfativas repetidas no palato, mais uns toques terrosos. Os taninos são finos e doces e o final é longo e volumoso. Álcool alto (15%).
Não faz exatamente meu estilo de tinto, mas é inegavelmente um vinhaço, impossível de não gostar. Obrigatório para os amantes de “fortes emoções”...

Valeu, Tom!



Vinho:
 Blog (Edição Limitada)
Safra:
 2010
Produtor:
 Tiago Cabaço
País:
 Portugal 
Região:
 Alentejo
Uvas:
 Alicante Bouschet, Syrah
Alcoól (Vol.)
 15%
Importadora:
 Adega Alentejana
Custo médio:
 R$ 105,00

2 comentários:

  1. Olá, Mario.

    Há algum tempo eu acompanho seu blog. Através da sua critica tomei o melhor vinho italiano até aqui (levando em conta preço). Me refiro ao la massa excelente.
    Teve vários outros rótulos ótimos.
    Gostava muito de quando atribuía nota aos vinhos.
    Parabéns pelo blog.

    Abraço

    Rodolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo,

      Muito obrigado pelo seu comentário, fico muito feliz com suas palavras.

      Quanto às notas, eu nunca fui muito a favor, acabei fazendo, digamos, por exigências dos tempos modernos (confira aqui o que eu escrevi logo quando comecei o blog: http://mondovinho.blogspot.com.br/2010/04/criterios-de-avaliacao-gringa.html).

      Aos poucos acabei deixando esta prática, deixando que o leitor tirasse as conclusões pelas minhas palavras. Mas por outro lado entendo que, para quem estiver lendo, fique talvez mais fácil pular diretamente à nota final para saber se o vinho merece ou não ser provado. É uma questão controversa (aliás, acho até que vou fazer um post a respeito!), quem sabe num futuro não volte a atribuir notas novamente.

      Obrigado de verdade, um abraço!

      P.S. o La Massa é muito bom mesmo, fico contente que gostou da dica.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...