segunda-feira, 3 de março de 2014

Dois tintos diferentes e saborosos!

Devo confessar que, quando a importadora Winelands me propôs uma parceria com o blog, num primeiro momento fiquei um pouco cético: clube de vinho tem muitos no Brasil e todos mais ou menos oferecendo os mesmos vinhos (ou do mesmo tipo). Mas quando parei pra ver de fato o que este clube teria como diferencial e fiz as primeiras provas na taça, fiquei muito surpreso, positivamente, é claro. O incansável Fernando faz um excelente trabalho de pesquisa e busca, garimpando os melhores rótulos do mundo inteiro de melhor relação preço/qualidade e os importa com exclusividade. Muitas vezes trata-se de regiões e/ou denominações pouco conhecidas, mas com qualidade igual ou até superior às mais badaladas. É o exemplo destes 2 vinhos que recentemente provei:

1- Nemea Agiorgitiko 2011 (Grécia)
2- Terras do Demo Touriga Franca 2008 (Portugal)

1) O primeiro vem da região grega do Peloponeso, da denominação de origem “Nemea” produzido pela vinícola Cavino. A uva é a característica Agiorgitiko procedente de vinhedos de 30 anos. O vinho é jovem e leve, mas não por isto pouco saboroso. Pelo contrário, tem complexidade de sobra, mesmo não passando por madeira. Nariz frutado e floral com notas de lavanda e manteiga. Boca delicada e aveludada, com percepção de boa fruta, maciez e taninos gostosos.


2) O segundo vinho é um português da região de Távora-Varosa, produzido pela Cooperativa Agrícola Do Távora com 100% de Touriga Franca. A casta, mais plantada na região do Douro é fundamental para vinhos do Porto, já para tintos finos exerce a função da Cabernet Franc para viinhos de corte de Bordeaux. Sozinha origina vinhos intensos e delicados, com notas exóticas. É o caso deste tinto varietal que maturou em carvalho por 12 meses. Aromas de fruta negra e azeitona preta, amêndoas e nozez, com toque de baunilha. Paladar estruturado, com os taninos acompanhando a inteira textura, boa acidez e final frutado.



Mais dois vinhos interessantes e diferentes da Winelands Importadora e Clube do Vinho, o Clube o qual eu participo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...