quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um tinto espanhol raro e gostoso


Dizem que os vinhos desta vinícola são hoje os mais procurados da Espanha e os mais difíceis para encontrar. A importadora demorou 7 anos para conseguir trazer estes rótulos ao Brasil. E agora estão finalmente disponíveis.
Da badalada região de Ribera del Duero procedem os vinhos de Pago de Carraovejas, vinícola fundada em 1988 em Peñafiel. São 60 há de vinhedos próprios situados a 750m de altitude.
Uma característica que distingue o estilo de vinificação desta empresa é a prolongada maceração, sem uso de bombas elétricas. Isto torna os vinhos mais ricos e concentrados, mas de forma natural.
O Pago de Carrovejas Crianza 2008 que experimentei me surpreendeu muito positivamente. Basicamente é um varietal de Tinto Fino (Tempranillo), com adição de pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon e Merlot, com elevação em barrica americana e francesa por 12 meses.
Os aromas são de fruta seca, passas, chocolate, charuto. Na boca tem fruta generosa, balançada por boa acidez e taninos finos. O álcool, embora abundante (15%) é impercebível. Final de média/longa persistência.
Um dos melhores espanhóis que provei nos últimos tempos.

Voto gringo: 8 ½

Vinho:
Pago de Carrovejas Crianza
Safra:
2008
Produtor:
Pago de Carrovejas
País:
Espanha
Região:
Ribera del Duero
Uvas:
Tempranillo (94%), Cabernet Sauvignon (5%), Merlot (1%)
Alcoól (Vol.)
15%
Importadora:
Península
Custo médio:
R$ 216,00
Notas:
RP92; PÑ92

2 comentários:

  1. Caro Mário,
    Concordo com você: Esse vinho é muito bom. Recentemente tomei um Crianza 2007 e fiquei muito bem impressionado, principalmente com notas especiadas muito gostosas.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio,
      Fico contente que concordou comigo.
      O corte deste vinho varia de safra em safra (a de 2007 que vc provou é de 85% tempranillo e 15% cab sav, se não me engano) mas, pelo visto, continua sempre consistente e de alto nível.
      Obrigado por visitar e comentar.
      Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...