Vinopoly

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os "Cava-lheiros" mascarados


Estes senhores ao lado com manta e chapéu não são mágicos, nem super-heróis mascarados. São simplesmente pessoas que levam muito a sério a palavra “confraria” (ehehe).
No caso trata-se da Confraria del Cava Sant Sadurní, associação sem finalidade de lucro, dedicada a divulgação e promoção do homônimo espumante espanhol.
Recentemente a Confraria veio ao Brasil e o MondoVinho participou de um evento que aconteceu no badalado hotel Windsor Atlântica no Rio de Janeiro com protagonistas algumas vinícolas da Catalunya que produzem este tipo de vinho espumante.
O evento começou com uma palestra técnica (muuuuito técnica) sobre as características químicas e organolépticas dos vinhos Cavas (repare na foto).



Quando a "aula" terminou, o público presente finalmente acordou (ehehe) e fomos para a parte certamente mais interessante: a degustação. 18 rótulos harmonizados com comida abundante e de qualidade, divididos para 5 vinicolas: Segura Viudas, Juve y Camps, Gramona, Freixenet e Cordoníu.

Para quem não sabe o Cava (ao masculino) é o espumante de maior prestigio e sucesso da Espanha: procedente da região de Catalunha, é produzido com método tradicional (champenoise), principalmente com 3 uvas típicas:  a Macabeo, a Xarel.lo (única casta branca que contem resveratrol!) e a Parellada. Mas podem entrar no corte também outras uvas. 

Dos vinhos degustados destaque para os de Segura Viudas, especialmente um Brut Rosado muito fresco e o Reserva Herdade, complexo e cremoso.


Vinhos de alto nível, também os da Juve y Camps, mas destes falaremos em um próximo post, já que sucessivamente participei de uma degustação exclusiva desta vinícola. 

O nosso prefeito Eduardo Paes sendo nomeado confrade de mérito


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...