Vinopoly

sábado, 31 de março de 2012

Os últimos boicotes


Não podia fechar a semana sem as atualizações sobre o “Salvaguarda Gate”.

A campanha do boicote fez outros adeptos ilustres: depois da Roberta Sudbrack, mais restaurantes célebres decidiram aderir à campanha retirando os vinhos nacionais das vinícolas “incriminadas” da própria carta de vinhos.

No Rio o famoso Aprazível, o restaurante Oro (o mais badalado do momento) e as casas gastronômicas do renomeado chef francês Claude Troisgros (OlympeCT Boucherie e CT Brasserie) também aderiram ao boicote.

em São Paulo o exemplo foi seguido pelo restaurante Tasca da Esquina e pelo mais prestigiado chef brasileiro, Alex Attala. O Attala foi mais radical ainda, retirando mais de 20 rótulos nacionais dos seus restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, sem fazer distinção entre os que apóiam e aqueles que são contra a medida.

E por completar o grupo Fasano, liderado nas adegas pelo conceituado sommelier Manoel Beato, anuncia que Fasano não vai comprar mais vinho brasileiro em nenhum dos 10 restaurantes do grupo.

Enfim, a “guerra” está assumindo proporções sempre maiores, mesmo assim a Ibravim e as outras entidades e vinícolas que levantaram a proposta das salvaguardas, não parecem ser intencionados a retirar o pedido.

A única consideração para se fazer é a seguinte. Independentemente da medida ser aprovada ou não, fato é que a imagem do vinho nacional sai de qualquer jeito manchada e o consumo prejudicado.


4 comentários:

  1. A tentativa de SALVAGUARDA so ia Ajudar os Vinhos Argentinos que ficam fora da medida. Os Nacionais já perderam.
    O mais incrível desta noticia, fora a falta de Patriotismo, é um Chef Françes boicotando o país que lhe da de comer. Claude, esta vez estivestes Tresgrosso com o país que te tirou da miséria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anthony,
      A meu ver a falta de patriotismo é dos promotores das salvaguardas, medida que evidentemente vai contra os interesses do próprio Brasil. O Claude não está boicotando o País, e sim os responsáveis desta escolha infeliz, que acho não influíram em nada com o sucesso dele. E até se fosse, acredito que isso não tira o direito dele se manifestar contra.
      Obrigado pela visita e pelo seu comentário.
      Abraço!

      Excluir
  2. Restaurantes importantes de Curitiba anunciaram tbem adesao ao boicote, divulgando na carta de vinhos, sobre os rotulos nacionais, as razões da retirada destes vinhos. Em conversa c o sommelier de uma rede de supermercados, ele me contou q estao estudando a possibilidade de tbem aderir. O boicote começou a ganhar as devidas proporções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Henrique,
      Muito obrigado pela sua contribuição.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...