Vinopoly

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O vinho perfeito para Panettone

Fim de ano, época de espumantes. Como todo bom italiano, os espumantes que mais consumo nestes dias são os Asti, aqui no Brasil chamados de Moscatel. Antes que vocês torçam o nariz convido a clicar aqui para mudar de idéia.
Este tipo de espumante é perfeito com sobremesa em geral, mas praticamente imbatível com Panettone: para harmonizar com o tradicional bolo italiano de Natal não há Sauternes, Tokaji, colheta tardia , passificado ou fortificado para competir. Panettone e Asti/Moscatel é a harmonização perfeita.
O Brasil produz ótimos exemplares deste tipo de espumante de única fermentação e baixa gradação alcoólica, entre uns que experimentei achei este a seguir bastante interessante.
A Domno Brasil é um projeto da Família Valduga nos Vale dos Vinhedos e a linha .Nero (ponto nero) é dedicada exclusivamente a espumantes.
A Casa Valduga, todos sabemos ser garantia de qualidade em fato de borbulhas, e este Moscatel em questão não foge da regra. Elaborado com a uva Moscato Bianco, tem uma perlage fina, aromas de maça verde, laranja e pão tostado, na boca é delicado e alegre, com doçura balanceada pela boa acidez. Final persistente e cremoso. Muito bem feito. Ganhou medalha de prata no Concurso Vinalies 2011 em Paris.
Os meus convidados adoraram.
Custo médio: R$ 25,00

2 comentários:

  1. Parabéns Mário!Eu tenho amigos enólogos no sul e muitos deles como o Marco Salton,da pequenina e
    premiada vinícola Valmarino,dizem que nossos Moscatéis são oque se melhor produz.Continuemos trabalhando esta bebida SAGRADA sem preconceitos.
    Grande abraço!
    Jonnys Tremarin

    ResponderExcluir
  2. é isso ai, Jonnys!
    Muito obrigado pela visita e pelo seu comentário.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...