Vinopoly

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Enólogo: que bicho é esse?

Tem coisas que parecem notórias e subentendidas, mas depois que até uma minha querida amiga me definiu “enólogo” (quem dera) senti a necessidade de explicar ao leitor entry-level qual é mesmo o significado desta palavra.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Elegância para todos

Já conhecia os vinhos da Viña Casablanca, mas convidado pela importadora Casa Flora participei com prazer a uma degustação das novas safras da vinícola.
Localizada no vale homônimo, a empresa é relativamente recente (fundada em 1992), já considerada como vinícola boutique, pela alta qualidade e pequena produção. Com trabalhos comandados pela Ximena Pacheco, uma das poucas mulheres enólogas do País e com currículo invejável (trabalhou com Hobbs e Montes), aproveitando do clima diferenciado do Vale (frio e ventoso) a vinícola aposta no termo terroir, até comercialmente, pois faz questão de colocar nos rótulos a denominação de origem. Isso também para rótulos das outras regiões onde a vinícola trabalha. Inclusive os nomes dos rótulos remetem a ventos e nuvens típicos do clima local.

sábado, 27 de agosto de 2011

Que vinho harmoniza com o furacão?

O furacão Irene está chegando e os nova-iorquinos fazem abasetcimento de comida e bebida. Eis uma foto tirada hoje no mercado Trader Joe’s. Reparem o estante dos vinhos: OMAIGOD, somente sobra o Yellow Tail e pouco mais! Agora entendo o desespero dos cidadãos. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Manuais: como consumir 86mil EUROS em champagne sem pagar um tostão

1) Sardenha: meta favorita de férias dos vips do mundo inteiro.
2) Billionaire: boate/restaurante mais famoso da ilha. O nome já esclarece logo o tipo de público alvo: coisas para classe AAAAAA++++++

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como escolher um vinho no restaurante. Mais um manual de sobrevivência

Respirem fundo e sentem-se nesta bendita mesa de restaurante. Nervosos? Dá para entender: chefes estrelados, ambientes grifados, cozinheiros rockstars que estão mais na mídia que no fogão...teríamos que ir ao restaurante para relaxar, não para refazer o vestibular. E a maldita carta de vinhos, mais um estresse, às vezes é mais fácil fazer o imposto de renda...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comemorar do jeito errado?

Cada garrafa custa 19,11 dólares e parte dos proventos será revertida para o National September 11 Memorial and Museum. Dentro há Chardonnay e Merlot, cultivadas a 90 quilômetros de Nova York e engarrafadas pela Lieb Family Cellars.

domingo, 21 de agosto de 2011

Champagne fraco ou Prosecco concentrado? Guerra de borbulhas

“Champagne: vinho espumante francês descomplicado, particularmente indicado para ocasiões descontraídas. Em voga entre os jovens que o consomem em grandes quantidades aos sábados à noite em botecos, bares e boates. Muito apreciado em coquetéis”.
A definição é obviamente mais uma provocação do Mondovinho, mas, se brincar, em breve poderia se tornar verdadeira. Vamos à notícia:

sábado, 20 de agosto de 2011

Milagres do vinho...

‘’Uma pipa cheia de vinho pode realizar mais milagres 
que uma igreja cheia de santos’’
>Provérbio italiano

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Horóscopo do vinho: Leão

Determinado e com ânimo de combatente, mas também carinhoso e reconfortante. Você nunca se deixa amarrar ou frear e vai direto para a sua meta, às vezes com um pouco de segurança demais. Gosta de brindar, comemorar, de levantar-se e levantar a taça no meio dos outros, decantando o visual e os perfumes de um vinho maravilhoso que ninguém poderia ter escolhido melhor que você.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grand Cru Tasting (breve resumo e um Bolso Esperto)

Convidado ao recente Grand Tasting Rio da importadora Grand Cru, seguem minhas impressões.
Primeiramente vale ressaltar a organização, praticamente impecável, que juntamente ao limitado número de participantes, tornaram o evento muito agradável e proveitoso, com a possibilidade de poder degustar e conversar (com os produtores/representantes das vinícolas ou simplesmente com amigos e colegas) em toda tranqüilidade, sem ter que brigar com multidões para conseguir um gole.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O primeiro monumento ao vinho (que horror!)

Nasce o primeiro monumento dedicado à bebida de Baco. O artista plástico Cristóbal Pena realizou o projeto, que surgirá no centro de Mendoza, na Argentina. 
Com 26 metros de altura, tem um sistema hidráulico que gera o movimento dos braços dos dois sujeitos brindando.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Com Chablis não se brinca...

Em geral não sou fã de grandes colossos vinícolas, produzindo vinhos em tudo que é canto e em quantidades industriais, mas este rótulo me surpreendeu positivamente.
A Barton & Guestier talvez seja o primeiro nome do vinho francês, se não em termos de qualidade, com certeza em quantidade. Fundada em 1725 a vinícola produz hoje vinhos em quase todas as regiões vinícolas da França e é a maior exportadora, presente em mais de 130 Países, nos 5 continentes. 

domingo, 14 de agosto de 2011

Nos Eua o vinho chega até no rugby!

Já vimos no último post que os Estados Unidos lideram o consumo de vinho no mundo e os jovens consomem mais vinho que cerveja.
Como se não bastasse, para reforçar ainda a tendência, uma agência  de marketing que representa vinhos de Bordeaux vai patrocinar um time de rúgbi dos Estados Unidos na próxima Rugby World Cup que acontece em setembro na Nova Zelândia. 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jovens americanos bebem mais vinho que cerveja!

É destes dias a notícia que os Estados Unidos se tornaram os maiores consumidores de vinho no mundo. Os experts acreditam que a ultrapassagem sobre França e Itália tenha começado em 1991, graças a um episódio do famoso programa 60 Minutes da CBS, dedicado ao célebre paradoxo francês (a teoria que afirma que a baixa incidência de doenças cardiovasculares na França, apesar da alimentação rica em gorduras, seja devida ao consumo diário de vinho tinto).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Perdeu dinheiro na Bolsa? Invista em vinho!

Neste momento de crise mundial, com as bolsas de valores do planeta despencando em queda livre, um único investimento parece rentável: vinhos finos.
Um estudo do WIF (Wine Investment Fund), uma agência de Bermuda, indica que entre o ano de 1993 e o começo de 2011, os investimentos em vinhos renderam mais dos em ouro, tradicionalmente considerado a “commodity” mais segura e rentável.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um dos melhores tintos da Argentina?

Este vinho se tornou um sucesso internacional e um ícone argentino. Isso porque entrou por 3 vezes em seguida na Top 100 list dos melhores vinhos do mundo da revista americana Wine Spectator, alcançando em 2009 a posição de n. 32 com 92 pontos.

domingo, 7 de agosto de 2011

Qual é o limite menor de preço para um bom vinho? Indique o seu Bolso Esperto!

Antecedente: há poucos dias, o diretor da revista Decanter, Guy Woodward declarou para a BBC que para ele não existem vinhos decentes abaixo dos 5 euros (R$50, mais o menos, fazendo a minha quase infalível conversão para o Brasil). Imediata a resposta de ASDA, terceiro revendedor de vinho do Reino Unido, que tachou o Woodward com a pior marca de infâmia para um ser humano: enochato. Tá bom, há pior. Continuação: Woodward driblou a acusação com um salto mortal triplo carpado inverso com inclinação, dizendo que os 5 euros eram para ser entendidos como tax free, livre de imposto, que faz aumentar o preço de um tanto, mas ASDA logo rejeitou o golpe: “Você é um hipócrita: a revista Decanter já premiou muitos dos nossos vinhos abaixo dos 5 euros, impostos incluídos”.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O gadget que vai aposentar todos os críticos (e os blogueiros)

Os progressos da ciência são maravilhosos: a língua eletrônica, por exemplo. Os maliciosos, please não pensem logo em um novo gadget erótico tipo evolução tecnológica da boneca inflável: este é um blog de vinhos, basicamente. Ou pelo menos tenta ser.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O golpe do vinho na saia

Esta dupla de mulheres da Florida (EUA), na semana passada realizou o furto perfeito: U$400 em vinho por baixo da saia, sem que os funcionários da loja percebessem.
Confira mais detalhes aqui.