Vinopoly

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O melhor sommelier do mundo

O italiano Luca Gardini, 29 anos, sommelier do restaurante Cracco em Milão, ganhou a titulo de World Sommelier 2010, alias de "Mejor Sommelier del Mundo", pois a competição organizada pela Worldwide Sommelier Association (Associação Mundial de Sommelier) foi realizada em Santo Domingo na semana passada.

O jovem sommelier, já campeão da Itália em 2004 e atual campeão europeu, ganhou o cobiçado titulo batendo na final o tcheco Milan Krejci e o Hector Garcia da Republica Dominicana.

Enfim mais um prestígio pelo meu País, sobre o qual podemos dizer as piores barbaridades (eu sou o primeiro!), mas que em matéria de vinho realmente lidera o mundo.


11 comentários:

  1. Há algum tempo, acompanho seu blog. Quando comecei a ver suas manifestações de enaltecimento da Itália, fiquei intrigado.
    E pensei: "será que ele é ufanista ou exagerado? Será que ele é maniqueísta ou sectário? Será que ele tem razão e bom gosto?"
    Não tenho, ainda, minha conclusão, mas que vc consegue dados maravilhosos sobre a Itália, consegue.
    Quero dizer que, ao contrário do ufanismo burro que rola pelo Brasil atualmente, o seu, tem me agradado porque é verídico.
    Abraços e saudações,
    do seu leitor.

    ResponderExcluir
  2. Mario,
    Muito obrigado pelo seu belo comentário. A verdade é que nos meus escritos tem um pouco de tudo que você falou: eu sou italiano morando no Brasil há 4 anos, e como todo mundo que vive fora sou dividido entre sentimento de ódio/amor pelo próprio País de origem. No meu blog tento trazer e passar para o leitor umas das coisas que eu amo e que a minha terra realmente consegue expressar em altíssimo nível: o vinho e afins.
    Obrigado por acompanhar o blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. "...mas que em matéria de vinho realmente lidera o mundo"
    hahahah!!! Os franceses irão adorar essa frase...Mesmo que a Itália produza cortes bordaleses capazes de rivalizar com grandes Bordeaux, e possivelmente os melhores merlot 'in purezza' do mundo, "liderar" em termos mais gerais é exagero, não?

    Em todo caso, devo confessar meu recente encanto com o Barolo e o Barbaresco - que ultimamente têm me encantado tanto quanto os grandes Riojas (os quais, por sua vez, têm o melhor custo benefício do mundo quando são bons...).
    Você conseguiria listar os seus produtores de Barolo e Barbaresco favoritos? Dentre estes, quais os de custo-benefício melhor?

    Abraço,
    Ruben

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruben

      Você levou minha frase ao pe da letra. Eu estava me referindo ao assunto deste post especifico, mas de forma alargada usei o termo liderar em sentido de estar no topo do mundo do vinho, de fazer parte da elite mundial, junto com os franceses e poucos outros.
      Agora é claro que os franceses se acham melhores em tudo, até em pizza e macacão, então eles iam rir de qualquer afirmação minha ou sua que não os colocasse ao 1° lugar, mas de fato os italianos ganham deles de maneira geral no quesito preço/qualidade. Um vinho italiano nível top (tipo Sassicaia, Ornellaia, etc ou até um dos merlots que vc citou) custa lá cerca de 150 Euros; já para ter um Bordeaux de equivalente qualidade tem que se gastar de 5 a 10 vezes este valor, e sobre isto tenho certeza que você concorda.

      Quanto ao encanto com a casta nebbiolo não posso discordar. O barbaresco do Gaja é n.1 pra mim, mas estamos em outro patamar, assim como o Barolo Monfortino do Conterno, mas gosto muito de Voerzio, Elio Grasso, Michele Chiarlo e Bruno Rocca. Custo/beneficio, Embora caros de qualquer forma: Produtottori del Barbaresco e Vietti.
      Eu mesmo estou negociando a chegada (alias a volta) ao Brasil de um bom produtor de Barolo que tem bom preço/qualidade, ainda não posso fazer nomes, mas fique me acompanhando que em breve terei algumas noticias interessantes.
      Abraço!
      P.S. estou vendendo 3 Gaja da minha coleção particular (Barbaresco, Sperss e Sorì Tildin), se interessar lhe faço um belo preçinho. ;-)

      Excluir
  4. Pra qual e-mail posso te mandar uma mensagem?

    Ruben

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruben, faça o seguinte: deixe aqui nos comentários seu e-mail, não a publicarei, em respeito a sua privacidade. Em seguida eu te contato. Se interessar posso te enviar uma lista dos vinhos que estou vendendo (varias coisas bem interessantes), ok? No aguardo,
      Abraço!

      Excluir
  5. E sim, sem dúvida...os franceses são muito orgulhosos! hahah

    ResponderExcluir
  6. Fala, Mário!
    Tudo bem?

    Cá estou eu novamente, alguns meses depois, pra pedir mais umas dicas.

    Uma grande amiga minha trouxe de Nova Iorque uma garrafa de um 'Riserva' do Produttori del Barbaresco, o 'cru' Ovello Riserva 2008, vinho que estagia 3 anos em grandes barris (e mais uns meses em garrafa).
    Vai ser difícil segurar essa garrafa por tantos anos na Adega...O Galloni recomenda guardá-lo pelo menos até 2018 (!!!)...Mas sempre ouço dizer que Barbarescos podem ser bebidos um pouco mais jovens que Barolos. Mas este é um Riserva, com vários anos em madeira, de uma safra boa, e por isso mesmo ainda mais longevo...Complicado né, o enófilo às vezes tem que ser meio masoquista! rsrs
    Enfim, se eu não agüentar e for abrir este ano, quanto tempo de aeração você me recomenda? Umas 12 horas, talvez? hahah...

    E você, já bebeu algum dos 'Riserva' do Produttori?

    Abraço!
    Rubão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rubao! Conheco a linha inteira do Produttori (o meu preferido é o Rabajá), alguns inclusive degustados com o dono da vinicola e vou te dizer que ele nao decanta nada. A verdade é que para vinhos como este riserva o decanter pode liberar uns aromas mas não os sabores. E quando depois de horas, os taninos estarao mais macios, o vinho tera perdido os aromas...o ideal seria esperar uns anos ainda, mas se nao tiver paciencia (como mim) eu o decantaria por cerca de 1 hora e nao muito mais que isso. Depois me conte a sua experiencia.
      Forte abraco!

      Excluir
  7. Mais uma vez obrigado, Mario!

    Abraço,
    Rubão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...