Vinopoly

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A outra Califórnia

Numa recente degustação promovida pela World Wine experimentamos alguns vinhos californianos da vinícola Delicato.

Plantados pelo italiano Gaspare Indelicato (realmente não dava para manter o sobrenome no rotulo!) em 1924 os vinhedos da Delicato são situados em Manteca, na Vale Central, pouco ao sul da mais famosa Napa Valley.
A vinícola produz só vinhos varietais com a proposta de oferecer vinhos de qualidade a bom preço.

Degustamos:

- Chardonnay
- Merlot
- Shiraz
- Zinfandel
- Cabernet Sauvignon

Todos da safra 2007.

Estando todos na faixa de preço de R$ 45,00 realmente confirmo que o custo é bem inferior a media dos outros compatriotas, mas sinceramente nenhum dos rótulos degustados me impressionou particularmente.

Normalmente os vinhos californianos costumam ser potentes, encorpados, com muita fruta e muita madeira. Já estes são leves, sem muito álcool e breve tempo de maturação em barrica. Reconheço a eles certa elegância, mas mesmo assim sem muita estrutura.

Tendo que escolher eu ficaria com o Shiraz, que mostrou um pouco mais de complexidade e caráter, mas infelizmente tenho que admitir que esta linha não caiu no meu gosto.

Isso não quer dizer que não são bons vinhos (olhem como sou diplomático!), afinal para o dia a dia podem ser uma alternativa interessante para quem gosta deste estilo, talvez eu esteja só mal acostumado com Mondavi e Hobbs...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...