Vinho: Amancaya
Safra: 2008
Produtor: Bodegas Caro
País: Argentina
Região: Mendoza
Importadora: Mistral
Custo médio: R$ 60,00
A amiga Maria José, em ocasião da sua ultima viagem à Argentina nos trouxe de presente este vinho, coisa que obviamente não me deixou nem um pouco chateado...
É um rotulo que se encontra também aqui no Brasil (eu já tinha bebido o mesmo vinho na safra de 2007, mas achei esta de 2008 levemente superior), importado pela Mistral.
O nome Caro é a sigla que está por CAtena e ROtschild, pois é o resultado do trabalho junto do Domaine Barons de Rotschild e da Catena Zapata. Preciso dizer algo mais? Estamos falando simplesmente de dois dos maiores nomes da viticultura do mundo.
A bodega produz somente dois vinhos em Mendoza com o propósito de trazer o melhor da França e da Argentina.
Este Amancaya é um corte de 50% Cabernet Sauvignon e 50% Malbec, matura 12 meses em carvalho francês e recebeu 90 pontos pela Wine Spectator e 91 pontos pelo nosso amigão Robert Parker.
Na minha avaliação, mesmo depois de uma breve decantação, o vinho se mostrou ainda um pouco fechado, tanto nos aromas quanto no paladar, mostrando certo “nervosismo”: um belo corpo, mas o álcool estava sobressaindo e os taninos estavam ainda um pouco duros. Mas com o passar dos minutos evoluiu MUITO, liberando um belo bouquet de fruta madura com baunilha e tornando-se bastante macio na boca.
Ademais harmonizou otimamente com um prato de cozinha “fusion-contemporânea” inventado pela minha Jeane, que misturou cozinhas italiana e japonesa: pappardelle com shitake e alcachofras (mais alguns ingredientes secretos...), prato que se revelou delicioso (não a caso “Jeane é um gênio”, como justamente o seriado nos lembra) e com o acompanhamento musical de um cd de jazz do Roy Hargrove Quartet foi perfeito neste domingo chuvoso.
Afinal é um vinho de todo respeito e, apesar do nome, não é caro. Acredito que mais um ano de garrafa pode lhe fazer bem; em alternativa sugiro decantá-lo pelo menos meia hora.
Voto gringo: 7
0 comentários:
Postar um comentário