terça-feira, 10 de março de 2015

Um Bolso Esperto quase ilógico...

Hoje um portuga de boa qualidade e baixo preço, por isto indo direto para a amada coluna do Bolso Esperto:

Antonio Saramago Ilógico 2013

A história da empresa é recente (2002), mas seu fundador Antonio Saramago é uma referência, sendo um dos mais respeitados enólogos de Portugal, com formação em Bordeaux, grande experiência em várias vinícolas e mais de 200 prêmios em seu currículo.

O foco da empresa é o mercado esterno, e sua particularidade é que não possui vinhedos próprios, nem compra as uvas de terceiro para vinificar, e sim compra vinhos: o Saramago descobre e escolhe vinhos já fermentados de pequenos produtores, que depois personaliza e finaliza em suas instalações.

Como a adega fica na Península de Setúbal, os moscatéis típicos da região são o carro chefe da casa, mas por outro lado o Antonio Saramago tem grande experiência e prestigio em terra alentejana (Tapada de Coelheiros é seu projeto mais emblemático), também não faltam em seu catálogo vinhos do Alentejo.

Este Ilógico é um deles. Criado exclusivamente para o mercado brasileiro (a pedido do importador) está sendo agora exportado para outros paises também, mas não é vendido em Portugal. A idéia é de um vinho alentejano jovem, fácil de beber e de bom custo/beneficio: dito e feito, o Ilógico 2013 é exatamente isto, mas com até mais complexidade do que esperado.

Não sei porque se chama Ilógico (se alguém souber, please deixe sua contribuição), de qualquer forma é um nome chamativo, assim como o rótulo, bem moderninho.

Corte de Aragonês, Syrah e Alicante Bouschet, matura 3 meses em carvalho americano e francês, mais 6 meses em garrafa antes da comercialização.
Como disse, embora simples e jovem, o vinho tem até uma complexidade e estrutura razoável. Defumado em destaque tanto no nariz quanto no paladar, junto a aromas de ameixa, cereja e morangos, com um toque de baunilha Um bom corpo, acidez na medida e taninos bem macios levam para um final frutado e levemente amadeirado.

Certamente uma ótima compra pela relação preço/qualidade (paguei R$ 29).

.
Vinho:
Ilógico
Safra:
2013
Produtor:
Antonio Saramago Vinhos
País:
Portugal
Região:
Alentejo
Uvas:
Aragonês, Syrah e Alicante Bouschet
Álcool (Vol.)
13,5%
Importadora
Vinissimo
Preço médio
R$ 35
Avaliação internacional
-
Avaliação MV
*


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...