Vinopoly

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Os 5 melhores vinhos da Itália de 2013 (a lista mais confiável de todas!)

Vocês já conhecem as minhas considerações sobre as listas de melhores vinhos do ano (se não conhece, veja aqui aqui). Resumidamente se trata de marketing e politicagem. Pessoalmente nem publico mais as famigeradas listas de Wine Spectator e Cia., vocês as vão encontrar em qualquer outro blog de vinhos, não aqui, sorry: aqui prezamos a originalidade.
Por exemplo, indo para as listas italianas (já notaram que este blog é levemente Italy-oriented? Será por que, hein?), tem uma que considero particularmente interessante, a da WineNews : pois esta lista compara e cruza os resultados das listas dos melhores vinhos do ano das principais publicações da Itália (Gambero Rosso, Ais-Bibenda l’Espresso,  Slow Food,  Veronelli e Luca Maroni).

Confira aqui os resultados, eis a TOP 5 de 2013:

1) Barolo Villero Riserva 2006 Vietti
2) Bolgheri Sassicaia 2010 Tenuta San Guido
3) Brunello di Montalcino Riserva 2007 Biondi Santi
4) Il Caberlot 2010 de Il Carnasciale
5) Primitivo di Manduria Es 2011 Gianfranco Fino

Enfim, pode até ser contestável, fato é que pelo menos é imparcial, pois junta as opiniões de 6 diferentes orientações editoriais e de centenas de degustadores.

3 comentários:

  1. Oi Mario,
    Esta lista é boa! Só cachorro grande... E não tem jabá! rsrs. Bem, esta turma não precisa. Confesso que eu não gosto muito da Primitivo, mas tenho uma curiosidade grande para conhecer este Es de Gianfranco Fino. Sempre recebe muitos elogios. Pena que não tem no Brasil, né?
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavio, o ES é O primitivo. Merece ser provado, confira aqui minha avaliação do 2009: http://mondovinho.blogspot.com.br/2012/05/papai-noel-existe-se-chama-juan.html
    Abri a segunda garrafa desta mesma safra recentemente e estava ainda mais equilibrado.
    No Brasil não tem mais. Na próxima vez que eu for pra Itália vou trazer uma garrafa pra você.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mario,
      Agora fiquei ainda mais curioso para conhecer o vinho. E não posso rejeitar tão grande gentileza sua. Vindo em mãos o vinho ficará ainda melhor! Muito obrigado!
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...