Vinopoly

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Vinho do Ano pelo MondoVinho. And the winner is...

Fim de ano é, como sempre, época de balanços: todos publicando a lista dos melhores, dos piores, dos médianos...Enfim, quem acompanha o MondoVinho sabe que o autor não gosta de publicar listas pessoais. Nada contra quem as faz, simplesmente não consigo imaginar reduzir centenas de vinhos degustados ao longo do ano num elenco mínimo classificado ordenadamente... o risco de ser injusto seria muito alto. Mas, como eu sei que os leitores gostam de uma avaliação “definitiva”, vou seguir o mesmo caminho do ano passado, indicando um único vinho, aquele que mais me marcou em 2013.

Seja claro que não necessariamente pra mim este é o melhor vinho do ano, simplesmente é o primeiro que veio a minha cabeça, talvez porque tomado recentemente, talvez porque tomado em companhia de amigos, ou talvez porque mil outras coisas. Fato é que o Trebbiano d’Abruzzo do Valentini é um baita vinho.

Inclusive é um dos mais falados dos últimos tempos, eleito melhor vinho da Itália por vários guias e concursos (superando até os tintos!), e realmente este moleque aqui é um fora de série.

A Trebbiano é a casta branca mais plantada e uma das menos expressivas da Itália, normalmente produzindo vinhos pro dia-a-dia bem simples. Mas a mesma uva engarrafada por Valentini alcança níveis extraordinários de qualidade, complexidade e longevidade. Como ele faça seja talvez um dos segredos mais bem guardados do mundo do vinho, o que podemos dizer é que os vinhedos são antigos, o cultivo é orgânico, a fermentação é longa e o mosto estagia em carvalho por um bom tempo.

Provei recentemente um 2009. O vinho poderia ser decantado, mas preferimos acompanhar a evolução na taça. O nariz é espetacular e infinito: cedro, limão, pêssego, casca de laranja, caramelo, umas notas de açafrão. Na boca confirma todas estas sensações, mais algumas (tipo um sal marinho e notas ferrosas) num corpo delicado. Acidez fantástica e final longuíssimo. O álcool é super-civilizado (12%) e a madeira é apenas um sopro. Consegue ser opulento, mas ao mesmo tempo elegante. Uma obra prima, que qualquer enófilo deveria provar. Pena o preço, definitivamente pouco acessível (R$ 516).

Feliz ano novo a todos os leitores e amigos do MondoVinho!

Um brinde!




Vinho:
Trebbiano d’Abruzzo
Safra:
2009
Produtor:
Valentini
País:
Itália
Região:
Abruzzo
Uvas:
Trebbiano
Alcoól (Vol.)
12%
Importadora:
Decanter
Custo médio:
R$ 516,00

6 comentários:

  1. Caráscolher Mario,
    O vinho Trebbiano d’Abruzzo tem a obrigação de ser THE BEST OF THE WORLD.
    Que precinho módico....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Juliana,
      Ai quando entramos no assunto "preço" tem muita mais coisa envolvida, sobretudo aqui no Brasil. Vale o que custa? Talvez não, mas é um vinho maravilhoso, e pq não, the best of the world...;.)
      Obrigado pela visita, um espetacular ano novo pra vc!
      Bjs!

      Excluir
  2. Achei que o vinho do ano fosse o Passito de ontem a noite. 1999? Sensacional! Felizes vinhos novos!
    Antônio Meirelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom, aquele foi o segundo ;-) E também o que dizer do fantástico Anfora do Gravner? E todos os outros também? Viu, por isto que não consigo fazer listas...
      Um maravilhoso ano novo pra vc, regado a grandes vinhos, novos e antigos!

      Excluir
  3. Caro Mario,
    Esse é um vinho que ainda não frequentou minhas taças. Mas espero que isso mude logo...rs. Com sua indicação, deve se tratar de ótima pedida.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Grande Flavio,
    Obrigado pela consideração! Se tiver a oportunidade não deixe de provar, as suas taças merecem rsrsr
    Um grande 2014 pra você, com grandes vinhos, é claro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...