Vinopoly

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tradição que olha para o futuro

Um clássico da Rioja. A Herederos del Marqués de Riscal é uma das mais tradicionais vinícolas da Espanha, mas ao mesmo tempo uma das mais inovadoras, a primeira do País a produzir vinhos com métodos bordaleses (em 1858) e pioneira em plantar no reinado da Tempranillo cepas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Pinot Noir. E hoje é um dos nomes do vinho mais renomeados no mundo.

A vinícola continua misturando tradição e modernidade até nas instalações da própria bodega. O espetacular hotel das linhas ousadas, projetado pelo grande Frank O. Gehry (cujas fotos já vimos aqui) se tornou atração turistica e hospeda restaurante, centro de reuniões e conferencias, Spa de vinhoterapia , loja de presentes e souvenir.

Este Reserva 2005 traz toda a tipicidade do velho mundo, com grande personalidade: 90% Tempranillo com o restante 10% dividido entre Graciano e Mazuelo; estágio de 2 anos em carvalho mais um em garrafa.
Aromas um pouco tímidos (no sentido que não pulam fora da taça), mas bastante complexos: cassis, café, alcaçuz e notas tostadas. Na boca é profundo, volumoso, com madeira bem integrada, bom frescor, taninos bem trabalhados em um equilíbrio simplesmente perfeito. Tem ainda vários anos de vida pela frente.

Voto gringo: 8




Vinho: Marqués de Riscal Reserva
Safra: 2005
Produtor: Herederos del Marqués de Riscal
País: Espanha
Região: Rioja
Uvas: Tempranillo (90%)
Teor Alcoólico: 14%
Importadora: Interfood
Custo médio: R$ 115,00

7 comentários:

  1. Mario
    Obrigado pela força que você está dando ao NOSSO VINHO e parabéns pelo trabalho aqui no MONDO VINHO.
    Abraços
    Paulo Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, eu que agradeço pelo seu trabalho, e pelas suas palavras.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mario!

    Tenho acompanhado o seu blog já há algum meses, e aproveitando que você citou a Espanha, gostaria de pedir a sua opinião:

    Entre o Viña Real Gran Reserva 2001 (CVNE) e o Viña Ardanza Reserva Especial 2001 (La Rioja Alta) – ambos vinhos da mesma safra – há algum que você considere melhor que o outro? De acordo com tudo o que eu li até agora, os dois são vinhos muito bons; a Wine Advocate (especificamente o Jay Miller) concedeu 94+ para o primeiro e 94 para o segundo. Mas não sei até que ponto é possível confiar nos críticos americanos…Sei também que houve um marketing pesado e uma grande badalação em torno do Ardanza 2001; de acordo com o site da vinícola, desde 1973 a bodega não lançava um Ardanza com a denominção “Especial" Nas palavras deles, "desde 1973 não fazíamos um vinho assim". Já o Gran Reserva da Viña Real teve um lançamento bem mais discreto.

    Então eu gostaria saber: Você já chegou a experimentar algum desses vinhos? Sabe se há uma grande diferença de qualidade ou estilo entre os dois? Outra dúvida: O Ardanza estagia por 3 anos em barrica, e é classificado como Reserva. O Viña Real, ao que tudo indica, estagia por menos tempo que o Ardanza (o contra-rótulo da garrafa que eu tenho diz “um mínimo de 24 meses”), ou no máximo pelo mesmo tempo (a avaliação do Jay Miller diz que o vinho estagia por 3 anos). Ora, se o Viña Real estagia em barrica por no máximo o mesmo tempo que o Ardanza (talvez menos), então porquê ele é chamado de “Gran Reserva” e o Ardanza apenas de “Reserva”? Pelo que eu sei, na região da Rioja, o tempo mínimo em barrica para o vinho ser considerado Gran Reserva é de 2 anos (mais alguns em garrafa), correto? Então por esse critério, não seriam ambos Gran Reservas? Eu pesquisei na internet, mas não há informações exatas sobre a maturação do Viña Real, nem mesmo o site da CVNE especifica o tempo de barrica do vinho, o que eu achei bem estranho…Enfim, não sei muito bem em que fonte confiar mais…
    Eu tenho duas garrafas deste Viña Real 2001 (foram trazidas de fora do país), mas ainda não tomei nenhum. E ainda gostaria de comprar o Ardanza, mas esta safra de 2001 não está disponível no Brasil. E as que estão (mesmo as recentes, como 99 ou 2000) são vendidas por preços meio exorbitantes aqui. Enfim, gostaria de saber o que acha. Você considera o Ardanza 2001 um bom investimento? Será que é um vinho assim tão espetacular como se têm dito por aí?
    E sobre o Viña Real, acha que vale a pena esperar mais alguns anos?

    Abraço,
    Rubão

    ResponderExcluir
  4. Caro Rubão,
    Primeiramente muito obrigado por acompanhar o blog.
    Não provei ainda os vinhos por você citados: cheguei a beber somente o mais “básico” do Ardanza, o Reserva 2000 (básico entre aspas, pois custa mais de R$200 por aqui), muito bom, por sinal, mas - por linhas gerais - não pago mais que isso para vinhos espanhóis (prefiro barolos, brunellos e borgonha).
    De qualquer forma você faz muito bem a desconfiar dos críticos internacionais, particularmente as notas de rótulos espanhóis do Jay Miller são todas muito infladas e vimos como acabou... http://mondovinho.blogspot.com/2011/12/robert-parker-o-fim-do-escandalo-ou-nao.html
    Quanto às denominações você está certo, seriam ambos Gran Reserva. Acredito que o Ardanza quis colocar “Reserva Especial” para diferencia-lo mais ainda dos outros gran reservas...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. hahahah...eu tava lembrando agora..."90 pontos pra água com gás" é muito boa...hahah...Nunca tinha ouvido ninguém criticar os enólogos americanos nesses termos, morro de rir toda vez que leio...Mas vindo de um italiano, realmente dá pra entender...Às vezes eu penso que os italianos criticam os americanos até mais que os franceses, e são defensores ainda mais ferrenhos das suas origens e tradições. E olha que os franceses são duros na queda!=)

    ResponderExcluir
  6. Ah sim, queria aproveitar e perguntar também: Você acha, então, que em matéria de custo-benefício o Marques de Riscal Reserva é mais interessante que o Ardanza? Eu li o seu post sobre o Riscal, e vi que você falou dele com muito entusiasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, em termos absolutos acho o Ardanza superior, mas o Riscal custa a metade, então sim, no quesito preço/qualidade o Riscal talvez seja uma compra melhor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...