Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins de Baltimore (Maryland, EUA) afirmam ter descoberto o modo em que o consumo de vinho tinto pode proteger o cérebro contra danos em consequencia de um acidente vascular cerebral.
Duas horas após ter alimentado camundongos com uma dose modesta de resveratrol, um composto encontrado nas cascas e sementes das uvas tintas, os cientistas induziram um avc isquêmico basicamente cortando o fluxo de sangue para o cérebro dos animais. Eles descobriram que os animais que tinham ingerido preventivamente o resveratrol sofreram danos cerebrais significativamente menores dos que não tinham recebido a medicação.
Sylvain Doré, Ph.D., professor de anestesiologia, de medicina intensiva, farmacologia molecular e ciências na Johns Hopkins School of Medicine, diz que o estudo sugere que o resveratrol aumenta os níveis de uma enzima (heme oxigenase), já conhecido por proteger feito escudo as células nervosas no cérebro de eventuais danos.
Enfim, coitados dos ratinhos, mas a ciência não pode parar, e esta outra boa noticia para os enofilos é para se comemorar com um brinde de um belo tinto, que nos protegerá dos males...!
0 comentários:
Postar um comentário