domingo, 18 de outubro de 2015

Invenção revolucionária promete livrar da dor de cabeça causada pelo vinho!

Se você acompanha o MondoVinho já sabe o que são os ''infames'' sulfitos (se não, veja aqui): o problema deles, além das diferenças filosóficas sobre vinho ‘’natural’,’ é que são considerados como os maiores vilões pós-bebedeira, sendo apontados como causa principal de dor de cabeça e de variadas alergias & intolerâncias.

Uma nova invenção promete poupar o consumidor de vinho destes desagraveis ‘’efeitos colaterais’’. Chama-se Üllo e é um filtro especial, capaz de remover apenas os sulfitos e nenhum outro composto do vinho, sem alterar o sabor. Aplicado sobre o decanter ou sobre a taça (em forma de cone ele se adapta a qualquer tipo/dimensão, como se fosse uma tampa), pode ser utilizado apenas uma vez e garante a filtração de 750 ml de vinho - ou seja, uma garrafa padrão. Ademais o filtro tem a função suplementar de areação, pois o vinho colocado dentro do cone, depois da filtração, escorre em baixo numa espiral, aumentando a oxigenação. Veja o funcionamento no gráfico no final do post.

O inventor do Üllo é James Kornacki, um químico de Chicago que conseguiu U$ 185mil de alguns investidores para desenvolver o projeto e realizar os primeiros protótipos; agora está pedindo mais 100mil através de sites de Crowdfunding, para iniciar a produção, prevista a partir do próximo ano.




Um jornalista da Wine Searcher provou uns vinhos filtrados com Üllo e os achou de maneira geral mais agradáveis que os não filtrados, achando porém o perfil aromático diferente. Vale lembrar para este último aspecto que, como explicado acima, o filtro atua também como aerador, portanto isso pode ter se refletido nos aromas no momento da degustação.

De qualquer forma é preciso saber que Üllo consege reduzir drasticamente o nível de sulfitos no vinho, mas não chega a uma total remoção. Ou seja, ele traz de volta os sulfitos ao nível que teriam na natureza, pois eles estão presentes naturalmente  no vinho, em pequena quantidade.

Se tudo correr segundo os planos, o filtro deve custar U$ 2,50 a unidade. Resta descobrir se os seus compradores serão apenas as pessoas sensíveis e alérgicas aos sulfitos ou se esta idéia vai emplacar de modo geral, alcançando qualquer consumidor de vinho. 

3 comentários:

  1. Muito interessante esse produto. Espero que tudo corra conforme planejado para que possamos experimentar o Üllo em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou curioso, Tim, e gostaria de testar logo. Vamos esperar.
      Se bem que acredito que este produto vai chegar nada barato aqui no Brasil (como tudo, inclusive): entre cambio com dolar, custos operacionais de importação e impostos vários, acho que o preço final ficará inviável para um produto descartável. Talvez só se emplacar mesmo e começar a ser fabricado em produção em larga escala na China...mas para isto teremos que esperar ainda mais...
      Obrigado pela leitura e pelo seu comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...