Vinopoly

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fungicida da Bayer danifica vinhedos em toda Europa!

2015 definitivamente não é uma boa safra para a indústria alemã. Depois do escândalo da Volkswagen, agora é a vez da super indenização que a Bayer terá que disponibilizar para milhares de viticultores de Alemanha, Austria, França, Itália, Suíça e Luxemburgo  que utilizaram o fungicida Moon Privilege. A própria Bayer admitiu: o produto, muito usado no difícil ano de 2014 por causa das continuas chuvas, danificou gravemente os vinhedos em 2015, impedindo um bom desenvolvimento das folhas e das uvas.

As causas parecem ainda desconhecidas, mas é possível que os prejuízos possam se prolongar e repercutir também ao longo da próxima safra, com conseqüente dobramento das indenizações, que somente para a safra de 2015 tem uma estimativa inicial de aproximadamente 250 milhões de euros.


A Europa quer regras mais rígidas para autorização destes compostos, mas os procedimentos de avaliação vão demorar, justamente porque alguns danos aparecem apenas no ano seguinte ao utilizo do fungicida. 



Um comentário:

  1. É bem feito que tenha ocorrido isto, os produtores de uva e de vinho ficam colocando um monte de porcaria nas videiras e depois no vinho forçados por grandes multinacionais que querem ter grandes lucros com seus produtos desenvolvidos em laboratórios e somos obrigados a tomar estes produtos ou o residuos que sobram deles.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...