Vinopoly

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Quem é quem na produção mundial de vinho. Confira o ranking

Você deve já ter visto a notícia em jornais, revistas e redes sociais (eu mesmo a divulguei com orgulho): a Itália volta a ser o maior produtor de vinho do mundo, sendo responsável sozinha por 18% da produção de vinho do planeta inteiro. Nesta briga eterna com os primos franceses, os dois Países se alternam no degrau mais alto do pódio e em 2015 a minha amada/odiada nação voltou a liderar no quesito do volume produzido.

Mas vamos ver os números um pouco mais de perto, divulgados pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).



Primeiramente é preciso dizer que a produção global em 2015 aumentou de 2%, atingindo 275,7 milhões de hectolitros. Como dizemos, no primeiro lugar ficou a Itália, que cresceu de +10%, com 48,9 milhoes de hectolitros, contra o crescimento da França de apenas +1% , com 47,4 milhões. Medalha de bronze para Espanha, porém bem distanciada dos primeiros, com 36,36 milhões.
No 4º lugar um novo recorde para os EUA que atingiram cota 22,1 milhões.

Os dados divulgados não são definitivos, faltam ainda, por exemplo, os números oficiais de Russia e China, que numa projeção devem se colocar respectivamente nas posições 8º e 12º e também do Brasil, que deve se confirmar no 15º lugar.

Aqui na America do Sul se verificou uma situação contrastante para os 2 Países top: enquanto a produção da Argentina caiu de 12%, a do Chile aumentou de 23%.

Continuando no hemisfério sul, não deve assustar a queda de -27% da Nova Zelândia, que na verdade voltou a seus números habituais depois do recorde de 2014, mantendo uma estabilidade ao longo dos últimos anos junto com a Austrália.

O Velho Mundo registra crescimentos notáveis para Portugal e Romênia (na casa de +6%) e para Hungria, Áustria e, enquanto Alemanha e Grécia estão com sinal negativo.

Nem precisa ressaltar que estamos falando apenas em quantidade, não necessariamente ligada à qualidade. Por outro lado vale lembrar que anos mais produtivos de maneira geral trazem sim uvas de melhores qualidades. 

Veja a seguir a tabela completa.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...