Vinopoly

sábado, 2 de maio de 2015

Um belo orgânico do Vale de Loire

Pascal Jolivet é uma das vinícolas mais jovens e dinâmicas do Vale do Loire. De família de negociantes de vinho ele acabou fundando sua própria vinícola na década de 1990 dentro da AOC de Sancerre, na margem esquerda do rio Loire. Começando de maneira “convencional”, foi gradualmente adquirindo mais terrenos e mudando aos poucos seu tipo de viticultura, conduzindo hoje quase todos seus vinhedos de maneira orgânica. E a vinificação também acompanha o mesmo raciocínio, sendo que hoje é feita com mínima intervenção humana, deixando a fermentação acontecer de maneira natural, com leveduras indígenas.

Na sua expansão o Pascal Jolivet adquiriu também uns vinhedos na AOP de Pouilly-Fumé 2013 e é exatamente de lá que vem o vinho de hoje: Pascal Jolivet Pouilly-Fumé 2013

Este vinho faz parte de uma linha de entrada da vinícola, mas mesmo assim muito expressivo. Os 8 hectares deste vinhedo estão bem próximos as margens do rio Loire o que da uma característica ainda mais peculiar dentro da denominação, o que cria um micro-clima e micro-terroir únicos.

Sauvignon Blanc 100%, tem aromas de maça verde, pera, hortelã e limão. Na boca mostra boa tipicidade da região, com acidez vibrante e ao mesmo tempo riqueza em fruta. O álcool super civilizado (12%) o torna ainda mais prazeroso de tomar. Perfeito com frutos do mar (pensei logo em ostras), peixe em geral e queijos de cabra.
Os vinhedos PJ 

O nosso exemplar de Pouilly-Fumé 2013

Vinho:
 Pouilly-Fumé 2013
Safra:
 2013 
Produtor:
 Pascal Jolivet
País:
 França
Região:
 Vale do Loire
Uvas:
Sauvignon Blanc 100%
Álcool (Vol.)
12%
Importadora
 Interfood / Todovino
Preço médio
 R$ 210
Avaliação internacional
 WS 88
Avaliação MV
** (marcante)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...