Vinopoly

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Don Melchor 2006! Confira

Você está com os amigos numa noite vínica, e quando você acha que acabou vem o anfitrião com uma surpresa daquelas marcantes, tipo um Dom Melchor 2006. Que tal? Pois foi exatamente esta garrafa que o nosso amigo Rafael tirou da adega para finalizar o nosso encontro.

O vinho dispensa qualquer tipo de apresentação sendo um dos tintos mais icônicos de toda a América Latina e provavelmente o vinho top chileno mais amado dos brasileiros das últimas décadas.

Don Melchor é o vinho mais emblemático da Concha Y Toro, um cabernet sauvignon que vem ganhando elogios e prêmios da crítica internacional e continua sempre consistente ao longo das safras (só para citar a última, a de 2010 foi parar na Top 10 do mundo da Wine Spectator de 2014 – posição n. 9 com 95 pontos).

Procedente de Puente Alto, no vale do Maipo de fato este cabernet cosutma ser cortado com pequenas parcelas de outras castas que variam dependendo da safra, neste caso foi uma pitada de Cabernet Franc. O vinhedo original foi plantado em 1890 com umas mudas pre-filoxera trazidas de Bordeaux e as videiras atuais são as melhores seleções daquelas originais tendo uma idade media de 30 anos. O vinho matura por 15 meses em carvalho francês.

Já tenho provado algumas safras, mas esta de 2006 me impressionou bastante. O vinho é muito elegante mesmo e embora tenha ainda bastante vida pela frente está num ponto ideal para degustação, pois por um lado ainda tem boa fruta, já pelo outro começa a demarcar umas notas de evolução. Nariz de fruta silvestre, alcaçuz, chocolate, tabaco, couro. Na boca tem estrutura, grande equilíbrio, boa acidez, taninos maduros e longa persistência. Um clássico de muita classe.

Veja também

Os tops da Concha Y Toro


Vinho:
Don Melchor
Safra:
2006
Produtor:
Concha Y Toro
País:
Chile
Região:
Maipo
Uvas:
96% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc
Álcool (Vol.)
14,5%
Importadora
VCT
Preço médio
R$ 500,00
Avaliação internacional
WS 94; WE 94
Avaliação MV
** (marcante)


O vinhedo de Puente Alto

O nosso exemplar de 2006




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...