Vinopoly

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Um promissor vinho nacional

A Almaúnica é uma das mais recentes vinícolas do Vale dos Vinhedos, tendo iniciado as atividades em 2008, mas já construindo seu espaço e lugar cativo dentre dos melhores produtores brasileiros da atualidade. Sua história é recente, mas seu ligado com a viticultura é secular, pois os dois fundadores da empresa, os irmãos gêmeos Magda e Márcio, são filhos do Laurindo Brandelli, da conhecida vinícola Don Laurindo, cuja família produz vinho desde o final do século XVIII, trazendo para o Brasil a tradição vinícola da região italiana do Veneto.

Quem conhece os vinhos do pai não vai achar muita semelhança com os dos filhos, tendo os da Don Laurindo (assim como boa parte dos vinhos nacionais) um estilo mais clássico, rústico e gastronômico que remete ao velho mundo; já os da Almaúnica têm uma inspiração mais moderna e internacional, apresentando mais corpo, fruta e maciez - de qualquer forma, ambos sem perder a tipicidade gaúcha.


Este Cabernet Sauvignon 2010 com estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês e americano mostrou bastante complexidade. No nariz tabaco, fruta seca, cassis, especiarias e baunilha. Boa estrutura na boca, com a madeira bem presente, acidez na medida e taninos abundantes e finos. Pena pelo final curtinho. Com um pouco de mais persistência e menos madeira seria um grande vinho. Espero que nos próximos anos chegue lá. De qualquer forma vale a pena provar, especialmente acompanhando um bom prato de carne.

Vinho:
Cabernet Suvignon Reserva
Safra:
2010
Produtor:
Almaúnica
País:
Brasil
Região:
Serra Gaúcha – RS
Uvas:
Cabernet Sauvignon 100%
Álcool (Vol.)
13%
Preço médio
R$ 60,00
Avaliação internacional
-
Avaliação MV
*


2 comentários:

  1. Sugiro experimentar o top da Vinícola, o Super Premium Quatro Castas. Na faixa de R$85,00, você leva um dos melhores vinhos brasileiros da atualidade. Eu tive oportunidade de ir até lá e fui atendido pelo próprio Marcio. Levei para casa toda a linha de vinhos de 2010. Todos muito bons. Mas fui obrigado a pedir mais uma caixa com 6 Quatro Castas. Pelo custo, presenteei alguns familiares e amigos, e já provei 3 das 4 garrafas que fiquei. A cada degustação o vinho estava ainda melhor. Att. Fábio

    ResponderExcluir
  2. Fabio, por enquanto este foi o único que provei, mas é bom saber que a linha inteira possui alta qualidade. Também pretendo ir lá visitar a vinícola e provavelmente vou acabar fazendo a sua mesma compra...rsrs
    Obrigado, um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...