Vinopoly

domingo, 14 de setembro de 2014

Mais uma dica de Bolso Esperto. Desta vez um belo Rioja!


Claro que todos nós preferimos vinhos feitos com carinho, de forma artesanal, por pequenas vinícolas familiares, em minúscula produção; mas pessoalmente não tenho nada contra vinho industrializado, com tanto que seja bom, e, sobretudo, barato. Este é o caso do vinho de hoje, um vinho para o dia-a-dia, que entrega uma boa qualidade para um preço mais do que justo.

Antaño Crianza 2010. A linha pertence ao grupo Garcia Carrion, líder espanhol na produção de sucos (Don Simon) e vinhos. A casa produz em várias denominações e possui marcas bem conhecidas, como Pata Negra, Jaume Serra, Senorio de los Llanos, Solar de la Veja, entre outras).
Embora tenha produções numericamente monstruosas, a vinícola consegue pontualmente uma boa qualidade e coleciona inúmeros prêmios. Especificamente, a 
Antaño ganhou o titulo de melhor vinícola espanhola na Vinitaly 2011 e este mesmo vinho ganhou várias medalhas em concursos internacionais. Sabemos que prêmios deste tipo também são muito poucos indicativos, pois para cada concurso são centenas e centenas de premiados e categorias, e nem sempre uma medalha corresponde a um vinho muito bom; por outro lado sabemos que pelo menos não é ruim.

Este aqui pode não ser muito bom em termos absolutos, mas se torna sendo no momento em que o seu Bolso Esperto pede atenção: paguei R$ 29 pela garrafa (que ainda veio numa lata cilíndrica de alumínio) e certamente vale mais que isto.

De denominação Rioja, é um corte de Tempranillo, Mazuelo, Graciano e Garnacha, e como é um Crianza, significa que maturou pelo menos 12 meses em barricas de carvalho (neste caso 50% francesa e 50% americana).
O ataque no nariz começa morno, mas devagar ganha intensidade, com aromas de bosque e terra molhada, com notas frutada. No palato tem um corpo médio e uma boa estrutura, com uma textura um pouco porosa, mostrando um toque de rusticidade que pessoalmente me agrada. Bastante equilíbrio entre fruta, acidez, taninos, madeira e álcool.

Pelo preço é um tinto para o dia-a-dia, mas ouso em dizer que não faria feio também num momento um pouco mais importante.

Importado por: Vinoteca


3 comentários:

  1. Muito bom seu comentário.
    Ja tomei deste vinho, só que não consigo mais encontra-lo.
    Saberia me informar, onencontro o Antaño Crianza.

    ResponderExcluir
  2. Poderia me informar onde encontro esse vinho. Nao consigo encontrar...
    Obrigado.
    Email: moreira.gerson@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! De fato também não tenho visto mais, quem trazia este vinho para o Brasil era a importadora Vinoteca, não sei se está ainda operando. Aqui no Rio se encontrava no mercado Mundial

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...