Vinopoly

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um espanhol diferente

Telmo Rodriguez é uma verdadeira personalidade no mundo do vinho, não somente na sua Espanha, mas internacionalmente falando. Polêmico e rebelde, produtor praticamente em todas as regiões da Espanha, é um verdadeiro “enólogo de terroir”, recusando globalização do gosto e castas internacionais e dedicando-se a viticultura sustentável exclusivamente com castas autóctones do País. Mesmo assim (ou em virtude disto) faz bastante sucesso no exterior, também graças a uma boa relação preço/qualidade. Então eu resolvi provar. Seu Deseha Gago, por exemplo, é um best-seller mundial, mas um tempranillo (ou tinta de toro) na região de Toro todo mundo parece saber fazer, então eu fui mais fundo, até a região de Alicante, para provar o Al Muvedre um varietal de Monastrell. A casta, mais conhecida como Mourvèdre (daí o nome do rótulo), produz na França (sobretudo no Rhone), vinhos bem tânicos e por isto é frequentemente utilizada como uva de corte. Já no sul da Espanha, o clima mais quente e a proximidade com o mar, amaciam os taninos e fazem que a mesma uva tome outras características.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

VINHO DO MÊS | janeiro e fevereiro de 2014

Post Patrocinado:
Novidade apresentada aos clientes no final do ano passado, o programa “Vinho do Mês” do Terzetto segue com força total em 2014. O sommelier Alexandre Loureiro abre o ano com duas excelentes pedidas, a começar pelo elegante Chablis 1er Cru Damaine de la Cour de Roy 2010, branco da região da Borgonha, disponível por R$ 112. Outro rótulo top da casa de Ipanema a ser oferecido quase a preço de custo, o italiano Silicum Rosso IGT 2010, produzido pela vinícola familiar Poderi del Paradiso, em San Gimignano, na região da Toscana, sai até o final de fevereiro por R$ 95.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Já temos o vinho do ano?

Até soa meio estranho e arriscado dizer isto em janeiro, mas, meus amigos, já temos um forte candidato à vinho do ano de 2014 no MondoVinho. Não poderia ser diferente, estamos na frente de um ícone da enologia mundial, verdadeira bandeira de viticultura italiana: o mítico Sassicaia. No ano passado degustamos em mais de uma ocasião o de safra 2009, que já está muito saboroso agora, mas que sem duvida precisa de mais um tempo de descanso em garrafa. Recentemente “desovei” um 2007 da minha adega, acreditando que estivesse já mais prontinho, e de fato estava certo. É claro que ainda ia evoluir (e muito bem) para umas décadas ainda – segundo a critica internacional este exemplar desta safra deveria ser degustado entre 2012 e 2037 – mas como não estava com paciência de esperar até o ano de 2037, resolvi abrir o moleque agora, e, entre nós, fiz muito bem.

domingo, 19 de janeiro de 2014

A volta dos infames sulfitos...repare a tabela, vai se surpreender!

O mundo do vinho, é sabido, está passando por uma “guerra santa” contra os sulfitos, inclusive um dos posts mais lidos ever no MondoVinho aborda justamente este assunto (veja aqui). 
O dióxido de enxofre basicamente é um conservante que evita a proliferação de bactérias e leveduras; até uns produtores radicais (como Josko Gravner, por exemplo) admitem que o uso de sulfitos seja indispensável, pois suas propriedades eram já conhecidas e usadas pelos antigos romanos, que colocavam enxofre no vinho para evitar que estragasse rapidamente, e até hoje de fato continua sendo o desinfetante mais usado para vários tipos de alimentos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Como reciclar barricas de carvalho com criatividade

Interesting facts sobre barricas de carvalho: quando se fala em barrique (em francês) se subentende aquela com tamanho padrão bordalês, ou seja de 225 litros. Custa para as vinícolas cerca de 500 Euros e dura mediamente 2 anos. Depois disto é possível ainda regenerar e alongar de mais um ano a vida da barrica, raspando parte da madeira. Mas depois desta regeneração chega o doloroso momento de se desfazer dela. Vai normalmente acabar no lixo, mas recentemente muitos estão concentrando esforços para reciclar de maneira mais inteligente e criativa. Já vimos um interessante projeto italiano (clique aqui), repare agora em outros objetos produzidos no mundo a partir de barricas usada, que seriam de outro caso destinadas à destruição. Tem para todos os gostos: instrumentos musicais, peças de decoração design, óculos de sol, dock para iphone, comodas poltronas, pias para banheiros, berços basculhantes para a alegria das crianças, telescópios, até palitos de luxo aromatizados e chips para dar um toque defumado ao seu churrasco.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Já provou um Orange Wine? Veja aqui o mais emblemático

Você conhece os vinhos laranjas? Não são vinhos que emprestaram o nome para fraudes ou negócios suspeitos, mas vinhos de coloração mais o menos alaranjada. Conhecidos justamente como Orange Wines, eles lembram na cor vinhos de sobremesa, tipo passito, mas de fato se trata de brancos submetidos a maceração com as cascas, da mesma forma que acontece para os vinhos tintos. Depois, envelhecendo, a cor vai pegando uma tonalidade mais âmbar.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Harmonizando vinho e música

Desta vez o WineBar lançou um desafio nada fácil, mas ao mesmo tempo estimulante. Numa iniciativa conjunta com a Wines of Argentina, os “eleitos” receberam a “missão” de harmonizar vinho e música. Mais precisamente, recebemos duas diferentes garrafas de vinho - argentino, obviamente - e uma lista de músicas - mais de 100 - selecionadas pelo wine-blogger e músico Mauricio Tagliari, para brincar e acertar uma trilha sonora do vinho degustado (ou uma trilha gustativa do som escutado).

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

As 15 "profecias" do Robert Parker para 2014 - umas contestáveis, outras... também

“Muita” e “pouco” são os adjetivos do meu começo de ano em sentido blogger: “muita” preguiça e “pouco” tempo para escrever. Adicione alguns probleminhas técnicos no template do blog e o resultado é que não posto nada desde o ano passado!