domingo, 19 de janeiro de 2014

A volta dos infames sulfitos...repare a tabela, vai se surpreender!

O mundo do vinho, é sabido, está passando por uma “guerra santa” contra os sulfitos, inclusive um dos posts mais lidos ever no MondoVinho aborda justamente este assunto (veja aqui). 
O dióxido de enxofre basicamente é um conservante que evita a proliferação de bactérias e leveduras; até uns produtores radicais (como Josko Gravner, por exemplo) admitem que o uso de sulfitos seja indispensável, pois suas propriedades eram já conhecidas e usadas pelos antigos romanos, que colocavam enxofre no vinho para evitar que estragasse rapidamente, e até hoje de fato continua sendo o desinfetante mais usado para vários tipos de alimentos.
O site WineFolly publicou uma tabela comparativa onde são indicados os valores de sulfitos contidos em alguns alimentos, e vocês vão ficar chocados em ver os valores da fruta seca ou das batatas fritas, seguidas por sucos, sopas, carnes, refrigerantes, vinho de garrafão, geléias, balas e só enfim, vinho tinto seco. Veja o gráfico a seguir: os histogramas são inexoráveis.

Agora, a pergunta vem espontânea: será que estamos combatendo uma guerra para nada? 



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...