Vinopoly

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

9 motivos para não ter uma vinícola e viver feliz


Então você gostaria de ser vinhateiro, hein? Claro você viu na tv uns dois ou três aristocratas em roupa de grife sendo entrevistados nos vinhedos, festas vip em castelos luxuosos e fotos em revistas glamourosas. Bom, tenho que lhe dar uma má notícia: o viticultor é um camponês, um agricultor, ainda com as circunstâncias agravantes do setor enológico. Se você plantar trigo, por exemplo, não terá que se preocupar com a qualidade da safra, com o ponto exato de maturação, com as leveduras, etc. Fazer vinho, a sério, prevê uma serie de habilidades e esforços ao limite da resistência humana e, no final do ciclo, vai ter sorte se conseguir pagar uma roupinha da Riachuelo. Então esqueça a vida high society, pois vai ter que encarar as seguintes 9 atividades menos glamourosas da face da terra:

1) Despertador às 4:00. O melhor momento para colher as uvas é o amanhecer. Os cachos não devem chegar muito quentes no porão, sob pena de perda de aromas essenciais. Afinal você deve ter se acostumado a levantar cedo, já que durante todo o verão sempre acordou ao cantar do galo. Sua vida social? Deixa pra lá, os morcegos no sótão têm mais vida que você.

2) Fashion. Calça jeans grossa, camisa de mangas compridas, botas e um chapéu para protegê-lo do sol. Seu espantalho olha para você e sorri. Mais que se vestir você se empacotou em uma embalagem que vai te proteger de cortes, urtigas e insetos irritantes. Até a equipe de Esquadrão da Moda vai achar seu caso irrecuperável.

3) A alegria da colheita. Duas horas de colheita e suas mãos estão tão pegajosas de dar nojo. Você tinha esquecido que as uvas contêm açúcar, e agora está tendo problemas com a tesoura e o resto das ferramentas. Lavá-las é inútil, depois de ter colhido 3 cachos ficou pior que antes. Lembra o que você respondeu para quem te propôs a colheita mecanizada? “Não, nem pensar: a colheita da uva é, para mim, o momento mais sagrado do ano, eu não quero máquinas na vinha”. Vamos lá, não banque o herói, enxugue as lágrimas e chame o cara de volta.

4) A lei é lei. A matemática não mente: para produzir cem litros de vinho, é preciso de duzentos quilos de papel, entre registros, notas e inúmeros documentos. Mas tome cuidado com o que escrever: vai ter várias entidades que te controlam. Cada um delas aparece sem avisar e você é forçado a suspender todas as atividades por causa de um detalhe burocrático. No topo da parada de sucessos de exigências impossíveis há o cálculo para subtrair as borras de vinho como um produto residual. Uma simples equação de 13 funções logarítmicas múltiplas, que normalmente se resolve com multas a pagar (em casos menos graves).

5) O pequeno químico. A fermentação maloláctica tramou um complô contra você, a acidez te odeia, os taninos são indisciplinados e as leveduras indígenas falam mal da sua família. Você gostaria de pedir ajuda de um enólogo, mas um breve parecer telefônico vai te custar mais que um cruzeiro no Caribe – que, casualmente, é a rota mais freqüentada pelos flying winemakers. O que fazer, pagar ou rezar? Ajoelhe-se, e seja convincente: ficar com milhares de litros de vinagre é uma cena provável, e pode acontecer em um piscar de olhos.

6) O dia depois de amanhã. Você está ali, olhando para seus vinhedos, cheio de orgulho, e de repente chega uma chuva de granizo que vai reduzir a colheita pela metade. Corre uma lágrima, mas no final se conforma, isto faz parte. Coloca energia positiva para a safra seguinte. No ano seguinte vem a seca a cortar metade da colheita. Você fica triste, mas é preciso coragem, não podemos nada contra a natureza, ano que vem vai ser melhor. Finalmente o clima foi perfeito durante toda a maturação das uvas, parece estar dando tudo certo, e quando faltam poucos dias para a colheita vão chegar dilúvios e enchentes para estragar o ano de trabalho. E por aí vai.

7) Rich & Famous. Agora que a garrafa está finalmente em suas mãos, pode se dar de presente 5 minutos de satisfação. No minuto 6 a ansiedade vai estragar o clima de festa com a pergunta maldosa: “E agora vai vendê-lo para quem?”. Se não tiver uma rede de representantes para bater portas (e pernas) vai ficar bem complicado. Uma vez que, milagrosamente, conseguiu colocar o vinho no mercado ainda vai ter uma barreira que nenhum outro produto agrícola deve superar: os críticos e os guias de vinho. Pode evitá-los e contar com os tais dos blogueiros, mas acredite, é como sair da frigideira para o fogo eterno.

8) Lehman Brothers. Legal, seu vinho é bom e começa a vender bem. Está até conseguindo entrar nos mercados estrangeiros, e logo depois que você conseguiu fechar com dificuldade umas parcerias com exportadores/importadores, a crise financeira da vez vai acabar com seus sonhos de glória. Seu porão fica com grandes estoques de garrafas, em igual quantidade, de vinho e lágrimas. 

9) Rei das finanças. Depois de 10 anos você percebeu que uma garrafa que você vende a U$8,00 te custa U$9,00. Boa sorte.

20 comentários:

  1. Isto prova que devemos valorizar os vitivinicultores e, que produzir vinho não é para aventureiros. Apesar de haver pessimismo demasiado no texto.

    No mais, parabéns pelo post.

    abraço!
    Leandro Ebert
    http://portalvitivinicultura.webscom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,
      Obrigado! Obviamente ha também coisas boas, o meu texto é mais uma provocação para aqueles que só enxergam glamour e riqueza neste trabalho.
      Obrigado pela visita e pelo seu comentário,
      Abraço!

      Excluir
  2. Fazer parte da história da vitivinicultura Brasileira não têm preço, a alegria de estar todos os dias entre as vinhas e os vinhos e imensurável. Muito bom post parabéns... mas pense em 9 motivos para ter uma vinícola e ser feliz para um prôximo post. Abraço e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,
      Tem 100 motivos para ser felizes tendo uma vinícola, mas omo falei no comentário anterior este post foi mais uma provocação, ressaltando alguns dos aspectos negativos, já que todo mundo acha que ser viticultor significa glamour e dinheiro fácil...
      Obrigado por visitar e comentar.
      Abraco!

      Excluir
  3. Olha, não sei se entende, de fato, de vinicultura, mas escreve muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Considerando que português não é minha língua mãe, seus elogios valem em dobro!
      Obrigado mesmo, pela leitura e pelo comentário!

      Excluir
  4. Que desgraça de vinhedo é esse, taca fogo e planta milho. O meu tem apenas 2 mil m2, e só me da alegria. Logicamente da trabalho e se suja muito, mas pra mim é a melhor parte, outra faz importação = lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, muito bom seu comentário, adorei! :-)
      Mas você entendeu o espirito irônico do post: as pessoas associam viticultura com glamour. Na maioria dos casos o glamour nem existe, talvez só a alegria. E mesmo onde existe glamour tem o lado B da medalha, que quis aqui mostrar com certo exagero, de forma satírica.
      Muito obrigado por visitar e comentar!

      Excluir
  5. Poxa, estava até pensando em iniciar nessa atividade, mas como hobby, mas pensando bem, acho que vai me dar stress... rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como hobby até dá, se não tem que depender desta atividade para viver acho que vai ser até divertido, mas se for para focar no lucro aí que realmente se torna estressante.
      Obrigado pela leitura e pelo seu comentário !

      Excluir
  6. Tu ,como " jornalista, blogueiro, escritor,etc....." Pode ter a capacidade de influenciar,seja por palavras ou atitudes, então cuidado kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é justamente esta hahahaha! Brincadeiras a parte, quem sou eu...apenas alertando sobre o lado B da medalha.
      Obrigado pela leitura e pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá, bom dia! Meu genro esta pesquisando a compra de uma propriedade para montar uma vinicola, esta facinado com a idéia, e chamou alguns amigos para sócios, fiz alguns comentários, mesmo sem conhecer o ramo, em alguns pontos parecidos com que abordou, ele não se deixou levar, disse que se der errado pelo menos a terra que ira comprar irá valorizar com uma vinicola em cima. Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pela leitura. Bem, esse post foca de forma sarcástica os aspectos negativos/riscos. Por contra pode dar certo sim, mas é preciso de muita paixão, competência, força de vontade e foco (além de dindin). Boa sorte!

      Excluir
  8. Excelente postagem Mondo Vinho! Vivemos uma euforia aqui em Minas Gerais com muitos aventureiros tentando obter da viticultura um sucesso financeiro e social que, para ser alcançado, necessita de muita dedicação e entendimento de todos os processos envolvidos. Me arriscarei num pequeno projeto aproveitando da inovação conseguida com a dupla poda aqui na região do sul de Minas Gerais. Vou movido pela minha paixão e encorajado por uma independência financeira que me permitirá focar no prazer dos meios sem me preocupar tanto com os fins! Enfim, obrigado pela excelente contribuição.

    ResponderExcluir
  9. Lucas, eu que agradeço pela leitura e pelo seu cometário. Tenho acompanhado o desenvolvimento da viticultura de MG, inclusive escrevi um post: http://mondovinho.blogspot.com/2015/11/conheca-os-vinhos-de-minas-gerais-com.html
    Sucesso com o seu projeto e nós mantenha atualizados sobre a evolução!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Moro no chile faz 10 anos (cheguei em 2011), e aqui descobri a paixão pelo vinho...Logo eu, amante de cerveja e morador do RJ uhauhahua. Descobri que nao e so beber vinho e classifica-lo em base aos seus aromas. Tudo que envolve essa atmosfera cativa: o conceito, a historia, o processo, as variáveis que influenciam na qualidade do vinho (clima, solo, temperatura, umidade, incidência solar, luminosidade, enfim...), etc. Me apaixonei!!! Estava quase fechando uma propriedade de 5.000m2 (conceito que esta se popularizando por aqui), dentro de um condomínio no Valle de Casablanca quase ao lado da Bodegas RE e distando uns 5km da Casas del Bosque, ja com uvas plantados (parras antigas ma ja toda estrutura ja colocada). Desisti porque chegamos a um consenso que voltaremos a viver no Brasil em breve. Ai surgiu a ideia de comprar um terreno para transferir a ideia para o Brasil. Inicialmente nao visaremos lucro, mas quem sabe num futuro..rsrs. To em busca de conhecimento e, obviamente, oportunidade de comprar um terreno grande e barato.rsrs...Descobri que o RJ iniciou a produção de vinho na cidade de Petrópolis: Vinícola Independência. Acredito que será nas serras fluminenses a reliazacao de um sonho. Outro fato que pode ser tornar viável esse sonho seria consultorias de órgãos da Embrapa e parcerias com universidades publicas brasileiras. Que Deus me de forcas!!! uhauhauhahua...Ah! Ótimo site! Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Guilherme, muito obrigado pelo seu testemunho e pelo gentil elogio.
    De fato este mundo é apaixonante e quando a paixão fala mais alto não tem como segurar. Vá em frente e sucesso na sua empreitada!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a sua visão é ótima. Alguns diriam que o pessimismo é o seu forte,eu diria que não na realidade do do nosso país com a sua burocracia desnecessária.
    Mas tem o lado muito bom de tudo isso que só os viticultores conhecem e podem passar com suas vivências.

    ResponderExcluir
  13. Não acredito em tudo que se fala no texto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...