Vinopoly

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vendo amaciante concentrado. Ótimas condições


O simpático objeto imortalizado na foto acima é um micro-oxigenador (portátil!).
É usado pelos produtores de vinho em várias situações durante a vinificação e pode ter varias funções:

-         ativar as leveduras
-         estabilizar cor
-         estruturar os vinhos
-         amaciar os taninos
-         reduzir cheiros e gostos herbaceos
-         outras e eventuais

Enfim, neste produto está concentrada a famigerada microxigenation do Michel Rolland, que questionado no film Mondovinho sobre a técnica, responde, com o seu impecável sorriso “Você não gostaria de saber...!”; e a produtora do vinho fecha com um conceito tipo “não sei o que é, tampouco me interessa, o que importa é que o vinho fique bom”.

Enfim, nada de ilegal, este produto se encontra facilmente na internet (assim como as outras componentes que deveriam ser naturais, mas que ficam adicionadas artificialmente como aromas, taninos, leveduras, enzimas, chips de madeira, etc - veja aqui e também na categoria "Trapaceadas" ao lado), e é de uso comum em muitas vinícolas ao redor do mundo.

Os resultados são sem dúvidas eficazes e o vinho realmente melhora. Só seria digno por parte dos produtores parar de encher a nossa cabeça com bobagens tipo produção artesanal, respeito da natureza, expressão da tipicidade do terroir, mínima intervenção humana, e outras lindas história do gênero.
E sobretudo, se eles fazem tudo isto com o vinho, eu não posso maltratá-lo no liquidificador?

2 comentários:

  1. Caro Mario, concordo em número e gênero com vc. Contudo, acredito que tenham produtores, veja bem, acredito,que trabalhem sim com o Terroir e não com a falcificação dele. Bem, tento buscá-los e comparar como os vinhos novos mundistas. abraços

    ResponderExcluir
  2. Claro, Pedro,
    Obviamente é sempre errado generalizar, e existem sim vinícolas que fazem um trabalho honesto e transparente, mas por outro lado as trapaceadas não me surpreendem mais...
    Obrigado pela leitura e pelo seu comentário.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...